Os projetos desenvolvidos pela Fundação CEU já receberam diversos prêmios nos mais importantes eventos mundiais do setor
(WR) A Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) lançou esta semana uma campanha online para arrecadar fundos com objetivo de levar, gratuitamente, o projeto Domo Ciência para 12 mil crianças de 40 escolas públicas em regiões carentes de São Paulo. A campanha foi lançada em parceria com o site Kickante e as doações podem ser realizadas online por qualquer pessoa por meio do link: http://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-domo-ciencia-1.
Pioneiro no Brasil e premiado internacionalmente, o projeto Domo Ciência é um cinema 3D itinerante, em 180 graus, idealizado e desenvolvido pela Fundação CEU, situada em Brotas, interior de São Paulo. Os filmes exibidos pelo Domo Ciência possuem conteúdo estritamente educacional, diversificado em todas as áreas do conhecimento e conformidade com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Em 2013, o filme Micromonstros foi classificado entre as 10 melhores produções no Jena FullDome Festival, um dos eventos mundiais mais importantes do segmento, realizado na cidade de Jena, Alemanha. Em 2014, o filme Sopro da Vida foi selecionado entre os 10 melhores tanto no Jena FullDome Festival, quanto no Macao FullDome Festival, realizado na China. Vale ressaltar ainda que nestes eventos a classificação não é realizada por ordem de importância, mas sim os dez melhores do mundo.
Qual a importância deste projeto? O Domo Ciência realiza apresentações interativas, lúdicas e promove a imersão do aluno no conteúdo, aumentando a compreensão das diversas disciplinas estudadas em sala de aula, tais como Ciências, Biologia, Astronomia, Meio Ambiente, Geologia, de modo a atender praticamente toda a grade de alunos do ensino fundamental ao médio. Além disso, o Domo Ciência desperta e estimula o interesse e o prazer pelo conhecimento científico.
Outro ponto chave é o fato de que o Domo Ciência oferece grande comodidade, porque as escolas não precisam se preocupar com a logística dos alunos para oferecer a eles uma atividade diferenciada e produtiva.
A Fundação CEU tem recebido constantemente ligações de escolas que gostariam de oferecer aos alunos a experiência de participar do Domo Ciência, no entanto, esbarram em dificuldades financeiras. “Infelizmente, a Fundação não possui recursos suficientes para levar o projeto Domo Ciência gratuitamente; este é o motivo pelo qual a campanha foi lançada” explica Antônio Rabello, diretor da Fundação. O preço de custo de cada aluno para realizarmos uma apresentação é de R$ 10. “Se conseguirmos atingir o objetivo de arrecadar R$ 120 mil, poderemos atender gratuitamente 12 mil crianças das mais carentes instituições de ensino do nosso Estado”.
Para mais informações sobre a Fundação CEU e o projeto Domo Ciência, acesse www.fundacaoceu.org.br ou ligue (11) 3812-2112 / (14) 3653-4466.
Sobre a Fundação CEU
Idealizada por Antônio Augusto Rabello, a Fundação CEU iniciou as atividades em 2001, na Estância Turística de Brotas, interior de São Paulo, com objetivo de divulgar as diversas áreas da ciência, tais como astronomia, astronáutica, geologia, biologia, meio ambiente, entre outras.
Com viés educacional, a infraestrutura da sede da Fundação CEU, bem como a equipe de profissionais, é voltada para a elaboração e execução de projetos pedagógicos, sempre focados em experiências vivenciais, interativas e lúdicas, as quais servem tanto de apoio para melhor compreensão dos conteúdos trabalhados pelos professores em sala de aula, quanto para agregar ainda mais conhecimento aos alunos.
No que diz respeito à infraestrutura da sede, a Fundação CEU conta com um grande observatório, equipado com telescópios de última geração, sendo um deles o Meade de 14 polegadas, que oferece a oportunidade de observar planetas a milhões de anos luz da terra; anfiteatro para apresentações multimídias; sala de projeção cine-dome (planetário digital); caverna cenográfica, com efeitos especiais para que os visitantes explorem rochas e fósseis de forma vivencial.
Também está disponível o geo-show: um grande painel interativo, a céu aberto, que utiliza efeitos especiais para que os visitantes compreendam geologicamente a formação da terra desde o período pré-cambriano até o quaternário; base de lançamentos Marcos Pontes, com torre de lançamento de foguetes; replica do esqueleto de um Alossauro, com aproximadamente 5 metros de altura; replica do Stonehenge: o monumento mais famoso e importante para a astronomia, e muito mais.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente