31 de jul. de 2015

MAST promove palestra sobre a Conquista Espacial

No ciclo de palestras deste sábado (01), será apresentada a história da conquista espacial, indo desde os primeiros foguetes até as sondas espaciais como a New Horizons. No fim de semana, haverá também planetário inflável, Observação do Céu e visita orientada pelo Museu.


No ciclo de palestras deste sábado, 01 de agosto, às 16 horas, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), será apresentada a história da conquista espacial, indo desde seus primeiros foguetes até as sondas espaciais como a New Horizons. No fim de semana, 01 e 02 de agosto, os visitantes do MAST poderão participar ainda de sessões do planetário inflável, do Programa de Observação do Céu e da visita orientada pelo Museu. A entrada é gratuita!

Quem irá falar sobre a conquista espacial e o futuro da Astronomia será Marcelo Borges Fernandes, pesquisador do Observatório Nacional (ON). Passando pelos tempos da Guerra Fria até os dias de hoje, onde grandes colaborações permitem uma melhor compreensão do Cosmos, seja através de uma frota de pequenas sondas que vasculham o nosso sistema solar, ou de telescópios espaciais e na Terra, destacando inclusive o papel do Brasil nessa jornada. Por fim, serão discutidos os próximos passos da aventura humana no espaço.

No sábado, às 17h30, começa o Programa de Observação do Céu com a exibição de um vídeo sobre astronomia e a apresentação da palestra “O Céu do Mês”, na qual os visitantes têm a oportunidade de descobrir o que está visível no céu do Rio de Janeiro. Em seguida, todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura. A atividade é conduzida por um astrônomo ou um mediador capacitado.

As sessões do Planetário Inflável acontecem no sábado (01) e no domingo (02), às 15h e 17h. Imagens do céu noturno são projetadas em uma cúpula inflável (com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro) oferecendo ao espectador a oportunidade de observar o céu sempre limpo, faça chuva ou faça Sol no céu de verdade! O planetário nos permite simular o movimento aparente do Sol, da Lua e dos planetas, que normalmente são de longa duração e, por isso, de difícil percepção.

No domingo, às 16h, haverá visita orientada pelo campus do MAST, onde os visitantes irão conhecer exemplos típicos da arquitetura e da engenharia para a astronomia dos primórdios do século XX; o Sistema Solar em Escala, um conjunto de 12 totens instalados a céu aberto ao longo de duzentos metros que mostra o Sol e os planetas em uma escala de um para trinta bilhões, para os diâmetros e distâncias relativas ao Sol; pavilhões de lunetas centenárias e o acervo de instrumentos científicos do Museu.

SERVIÇO
Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro (RJ)
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

Programação

Sábado, 01 de agosto

Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Ciclo de Palestras
16h
Título: A Conquista Espacial e o Futuro da Astronomia
Palestrante: Marcelo Borges Fernandes

Programa de Observação do Céu
17h30

Domingo, 02 de agosto

Visita Orientada
16h

Planetário Inflável Digital
15h | 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente