27 de jul. de 2015

Pesquisador do Observatório Nacional integrará expedição na costa australiana

Daniel Franco é o único brasileiro que participará da missão que incluirá cientistas de onze países


(Target) O pesquisador Daniel Franco, da área de Geofísica do Observatório Nacional, foi contemplado com uma bolsa bolsa de pesquisa no âmbito do programa estratégico IODP-CAPES Brasil (1). O provimento desta bolsa objetiva a participação de um cientista brasileiro na Expedição 356 (Indonesian Throughflow) do International Ocean Discovery Program (IODP) entre os dias 31 de julho e 30 de setembro de 2015. O IODP é um programa internacional de pesquisas marinhas que visa à investigação da história e da dinâmica da Terra a partir do registro de sedimentos e rochas do oceano. Este programa, que existe há cinco décadas, envolve atualmente 26 países.

Esta expedição será realizada em um navio-laboratório para coleta e análise de testemunhos oceânicos, cobrindo uma região de cerca de 10 graus de latitude da porção noroeste da Plataforma Australiana. O objetivo deste trabalho é obter um registro sedimentar que reflita a variabilidade paleoceanográfica e paleoclimática ao longo dos últimos 5 milhões de anos, em uma área fortemente influenciada pelo Indonesian Throughflow (ITF) – sistema de transferência de águas superficiais e intermediárias do Oceano Pacífico ao Oceano Índico através do arquipélago indonésio. A magnitude e variabilidade da ITF influenciam de maneira proeminente o balanço de calor e de água doce de massas de águas tropicais, com forte impacto sobre a dinâmica das mudanças climáticas globais em diferentes escalas de tempo. O pesquisador efetuará, em conjunto com colegas de outros países, estudos de correlação estratigráfica por calibração astronômica, magnetismo de rochas e paleomagnetismo sobre testemunhos oceânicos coletados.

“Através deste esforço conjunto com colegas de outros países, espero obter uma melhor compreensão dos processos periódicos em escala milenar, possivelmente indutores de grandes mudanças climáticas e suas relações com eventos registrados nos testemunhos coletados. Além disso, espero que obtenhamos sucesso a partir da realização de estudos dos registros do campo magnético da Terra nos sedimentos oceânicos a serem coletados – o que representa uma abordagem totalmente distinta das atuais linhas de pesquisa em Geomagnetismo em desenvolvimento no Observatório Nacional, e que são de grande interesse científico atual”, revela Daniel Franco.

Para saber mais:
(1) http://www.iodp-capes.uff.br/

(2) http://iodp.tamu.edu/scienceops/expeditions/indonesian_throughflow.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente