31 de jul. de 2015

Planetário promove observação do fenômeno da lua azul nesta sexta-feira

(Agência Pará) A última noite do mês de julho reserva um espetáculo no céu, que ocorre a cada dois anos e meio. É o fenômeno da lua azul. O satélite natural da terra fica com um brilho mais intenso, devido à proximidade do sol. Segundo alguns astrônomos, ela pode parecer azulada, caso o céu tenha grande quantidade de partículas suspensas, capazes de interferir na refração da luz.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências e Planetário, dará a oportunidade da comunidade olhar o fenômeno e os planetas do sistema solar bem de perto. Nesta sexta-feira, a partir das 18h até 22h, um telescópio será colocado na Praça do Cristo Redentor, em Castanhal. A equipe do Planetário estará no local para auxiliar na observação e ensinar sobre a lua azul. A atividade é gratuita.

O físico Victtor Takeshi, 22, enfatiza a importância dos pais levarem as crianças para a Praça. Para ele, os pequenos devem ser ensinados desde cedo sobre as particularidades do universo. “O céu é uma coisa encantadora. Levar um pouco de astronomia a criança ainda em desenvolvimento serve para que ela olhe para cima e saiba diferenciar e ver a importância e história desses pontinhos luminosos’’, destaca o físico.

Castanhal foi escolhida para sediar a atividade, devido o baixo nível de poluição do ar, que permite melhor visualização do universo. “Os interiores tem um céu bem mais limpo. Na capital tem trânsito, fumaça, poluição do ar, o que ofusca essa visibilidade’’, explica Victtor Takeshi. A observação só será cancelada se o tempo tiver nublado ou chuvoso, pois não haverá possibilidade de ver o fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente