1 de jul. de 2015

Vênus e Júpiter são observados



(Folha da Manhã) Desde a última segunda-feira os planetas Júpiter e Vênus se alinharam no sistema solar, e a movimentação cósmica atraiu olhares curiosos e atentos em todo o mundo. O fenômeno, que teve seu ápice na noite dessa terça-feira (30), pode ser visto a olho nu e é chamado de conjunção, ele permite a idéia de proximidade entre dois corpos celestes, ainda que distantes. Em Campos, cerca de 300 pessoas se revezaram, durante a noite dessa terça, para utilizar um dos quatro telescópios cedidos pelo Centro de Astronomia do município. A estrutura montada na praça do Santíssimo Salvador, no Centro, estará novamente disponível das 18h às 21h desta quarta-feira (1) no mesmo local.

Populares puderam visualizar as órbitas dos planetas. “Isto demora muito para acontecer, de certo é um momento diferenciado. Eu pude ver Vênus e ele se parece com a lua. Já Júpiter possui várias luas, poder assistir isto tão nitidamente é incrível”, declarou o estudante Marvin Soares, 20. A doméstica Elisa Santos, 38, relatou estar encantada. “Vi as pessoas em filas, e quis conferir o que estava acontecendo. O que recebi foi um presente”, revelou.

De acordo com informações da Agência Espacial Norte – Americana (Nasa), o melhor horário para a observação seria do crepúsculo às 20h. O fenômeno durou todo o mês de junho e ocorre devido à troca de posições dos planetas no horizonte.

Especialistas afirmam que a dança no céu poderá ser vista até a noite dessa quinta-feira (2), e que após o fechamento deste ciclo cósmico, a nova ocorrência de convergência deste fenômeno poderá ser conferida entre os meses de julho e agosto de 2016.
De acordo com informações do Observatório Nacional, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece, em média, a cada dois anos.
----
E mais:
Observação de planetas em Campos (O Diário de Campos)
.
Leitores nos enviaram fotos do encontro de Vênus e Júpiter (Galileu)

----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente