29 de ago. de 2015

Brasileiro tira foto de galáxia longe da Terra e é destaque no site da Nasa

Carlos Eduardo conseguiu tirar foto da Grande Nuvem de Magalhães. É uma galáxia que fica a milhões e milhões de quilômetros da Terra.


(Jornal da Globo) Imagine só se a Nasa, a agência espacial americana, escolhesse uma foto feita por você para publicar na internet. Isso aconteceu com um brasileiro apaixonado por fotografia e por estrelas.

Você já ouviu falar na Grande Nuvem de Magalhães? É uma galáxia-satélite da Via Láctea. Uma vizinha, que fica a 160 mil anos-luz de distância. Isso é mais ou menos 10 bilhões de vezes a distância entre a Terra e o Sol.

O nome da galáxia homenageia o navegador português Fernão de Magalhães, que fez a primeira viagem ao redor da Terra, no século 17. Pode não parecer, mas a foto da Grande Nuvem de Magalhães foi feita daqui do Brasil. A imagem, tão impressionante, foi parar em um site da Nasa.

O autor da foto é o Carlos Eduardo. Ele fotografa há cinco anos, e há um ano e meio começou a mirar o céu.

"O acesso hoje em dia é mais fácil, você com uma câmera fotográfica consegue captar objetos e situações, eventos astronômicos com muita precisão e com muita qualidade", afirma Carlos Eduardo Fairbairn, gestor de meio ambiente e fotógrafo amador.

O site da Nasa publica uma imagem do universo por dia junto com a explicação de um astrônomo sobre o assunto. Tem muitas fotos do telescópio Hubble, por exemplo, mas de vez em quando aparecem trabalhos de amadores, como o Carlos Eduardo.

Só que sem a ajuda de um telescópio, não é tão fácil assim fotografar o céu e as estrelas. As condições atmosféricas têm que ser as melhores. poucas nuvens, sem poluição, pouca luz e, mesmo assim, para garantir uma boa imagem, é preciso muito mais do que apontar a câmera lá para cima.

Para fazer a foto que conquistou os editores da Nasa, o Carlos Eduardo foi pra um encontro de astronomia na cidade de Luziânia (GO). A foto não. As fotos. A imagem que você está vendo é resultado de uma técnica que junta dezenas de fotos, com a ajuda de um programa de computador.

"Podem ser 100, duzentas, 300 imagens, quanto mais, melhor", diz Carlos Eduardo Fairbairn.

Se nas grandes cidades é difícil parar para ver as estrelas a fotografia dá uma forcinha para essa aliança com os astros.

"Eu acho que os céus urbanos eles desconectam um pouco a gente desse mundo celestial, né, que existe. e a fotografia, acho que a fotografia permite que se crie um link. Você retorna a ter um link com o céu noturno, com as estrelas", acredita o fotógrafo amador.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente