(MCTI) Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem escolher um objeto astronômico que será observado e fotografado pelo telescópio Southern Astrophysical Research Telescope (Soar), no Chile. Trata-se do Concurso de Astronomia para Estudantes, que está na terceira edição e as inscrições vão até 15 de outubro. Que objeto astronômico você gostaria de observar e até fotografar usando um supertelescópio? Esta é a pergunta que o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) está fazendo aos estudantes de todo o País.
O concurso premia os estudantes brasileiros autores das melhores propostas com uma imagem digital de alta resolução do objeto astronômico indicado, feita com o Telescópio Soar por astrônomos profissionais. Estudantes brasileiros do ensino médio e do 6º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar, baseando sua proposta no interesse científico e no apelo visual do objeto.
O concurso é dividido em duas categorias: uma para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e outra para os alunos do Ensino Médio. As inscrições podem ser individuais ou em dupla, sempre com o apoio de um professor. Cada estudante deverá apresentar somente uma proposta.
Os estudantes do Ensino Médio que vencerem o concurso farão uma visita às instalações do Telescópio Soar, localizado nas montanhas do Chile. A visita é organizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Já os alunos do Ensino Fundamental vão visitar as instalações do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá (MG), incluindo o Observatório Pico dos Dias. Além disso, as escolas dos alunos vencedores vão receber a visita de um astrônomo do LNA, que fará uma palestra sobre o Telescópio Soar e o objeto astronômico escolhido.
Na primeira edição, em 2013, o Concurso de Astronomia recebeu cerca de 100 inscrições. No ano seguinte, foram 500.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente