28 de ago. de 2015

Exposição "Cor da Luz" - Museu Exploratório de Ciências



Onde: Museu Exploratório de Ciências – Unicamp - Av. Alan Turing, 1500
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 9h às 17h, sábado e domingo das 10 às 18h.
Informações: (19) 3521-1810

Site da exposição: https://www.cordaluz.mc.unicamp.br/index.php

A exposição é uma viagem a um mundo de luzes e cores. Estes dois fenômenos e a relação entre eles são apresentados de maneira lúdica e divertida em dois ambientes, COR e LUZ.

No espaço da LUZ explicamos que existem muitas luzes que não vemos. Estes diferentes tipos de luz e suas aplicações, como os raios gama, raios-x, micro-ondas e as ondas de rádio são apresentadas ao visitante, acompanhadas de montagens interativas divertidas.

A grande questão de “o que é cor?” é explicada no espaço da COR com painéis, montagens, jogos e um vídeo divertido. A ideia de que nossa percepção das cores depende não apenas luz que nossos olhos recebem, mas também de como nosso sistema de visão funciona é demonstrada com ilusões de óptica surpreendentes.

Entre os vários testes, jogos e montagens da exposição, o visitante poderá observar a luz infravermelha que seu corpo emite, ver como são geradas as cores de um monitor e de uma impressora, testar as habilidades em distinguir cores, ver como surge um arco-íris e as cores do céu, tentar desviar de feixes de lasers num corredor escuro, brincar com sombras coloridas e entrar num mundo onde as cores aparecem e desaparecem como mágica.

A exposição “COR DA LUZ _ o código das cores” é um evento associado à celebração de 2015 como o Ano Internacional da Luz declarado pela ONU e tem como curadora a Profa. Dra. Maria José Santos Pompeu Brasil, docente do Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Unicamp.

A exposição foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) através de três Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids): Brainn, e-Science e OCRC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente