3 de ago. de 2015

O campus Volta Redonda fará inauguração do Planetário Digital na Região Sul Fluminense


(IFRJ) O Planetário Digital faz parte de um projeto de divulgação em Astronomia iniciado em 2009 pelo professor Marco Aurélio do Espírito Santo, coordenador do Curso de Licenciatura em Física e coordenador do projeto de Astronomia do campus Volta Redonda, e pela professora Ana Paula Damato Bemfeito, Diretora de Ensino. " Em 2009 conseguimos comprar um telescópio refletor de oito polegadas em um edital do MEC que foi lançado para comemorar o ano internacional da Astronomia, desde então tenho desenvolvido várias atividades de pesquisa, extensão em Astronomia e Física inclusive com bolsas de iniciação científica e tecnológica", explica Marco Aurélio.

Segundo o professor, a ideia surgiu do seu contato com outros pesquisadores do Brasil que têm utilizado com sucesso este instrumento para o ensino, a pesquisa e principalmente a extensão. "O objetivo principal é levar às comunidades e escolas da região atividades de extensão e divulgação científica em Astronomia e Física em um primeiro momento e depois de outras ciências como biologia etc" diz o professor.

Marco Aurélio ensina que este equipamento é basicamente um projetor digital que projeta imagens de alta resolução em um domo de borracha que simula o céu em qualquer ponto da Terra e mesmo em outros planetas do sistema solar, possibilitando uma gama de atividades necessárias à Região Sul Fluminense, que não tem nenhum tipo de museu de ciências ou planetário que ofereça este tipo de serviço.

A cerimônia de inauguração ocorrerá em 07/08/2015, às 14h, no IFRJ campus Volta Redonda, com demonstração do equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente