31 de ago. de 2015
Observatório Astronômica de Lisboa - Curso de Astronomia: Sistemas Planetários
Começa a 5/Set o Curso de Astronomia “Sistemas Planetários: o Nosso e os Outros“, dado pelo prof. Rui Agostinho. Serão 4 sábados para abordar a formação, a estrutura dos planetas, luas e pequenos corpos, atmosferas e magnetosferas, além dos planetas extrasolares.
Inscreva-se já e junte-se a nós em Setembro onde tudo isto será apresentado, explicado, debatido, com o fascínio de desvendar os mistérios do universo que habitamos! Há descontos para grupos familiares, alunos e funcionários da ULisboa. Mais informação aqui.
A curiosidade que os planetas despertam vem de tempos imemoriais. Desde a Antiguidade, quando o Sol e a Lua faziam parte dos sete “planetas”, até ao mundo moderno, em que se exploram os confins do Sistema Solar por meio de sondas robóticas, muito mudou. Tudo? Não. A composição e os processos físicos que governam os planetas, luas, sistemas de anéis, pequenos corpos e poeiras, os seus interiores de magma ou de água líquida e as suas atmosferas e magnetosferas, tudo isso permaneceu praticamente inalterado.
Mas a nossa percepção do Sistema Solar como um todo e do lugar da Terra nele, mudaram radicalmente. Os programas de exploração planetária levaram instrumentos científicos à Lua, Vénus e Marte, a asteróides, a Júpiter e Saturno com os seus sistemas de numerosas luas.
Estudaram-se núcleos cometários in loco, enquanto telescópios mais potentes observavam os objectos mais distantes e mais pequenos.
Este curso dá uma visão panorâmica das novas descobertas sobre o Sistema Solar, integrando-as com as leis e conceitos básicos da física que governam a formação dos sistemas planetários, as atmosferas, superfícies e interiores, além da dinâmica orbital que os governa.
Será explicado o novo conceito de planeta e a sua fundamentação científica. Ver-se-á como missões espaciais e instrumentos científicos cada vez mais evoluídos têm permitido compreender os planetas extra solares, que são tão diferentes da Terra. Faremos uma viagem guiada por estas descobertas que têm dado “novos Mundos ao Mundo”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente