20 de ago. de 2015
Observatório "Lionel José Andriatto" - UNESP Bauru - O estudo do Cosmos e a importância da exploração espacial
Quinto atendimento do ano do Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" - UNESP Bauru.
Tema: O estudo do Cosmos e a importância da exploração espacial.
“Subitamente, me dei conta de que aquela pequena ervilha, bela e azul, era a Terra. Estiquei meu polegar e fechei um olho. E meu polegar tampou completamente o planeta Terra. Eu não me senti um gigante, mas muito, muito pequeno”.
A expressão acima foi dita pelo primeiro ser humano a pisar na Lua: Neil Armstrong, em 20 de Julho de 1969. O mesmo Armstrong também reconheceria o sucesso dessa missão (Apolo 11) que o levou a Lua, como “um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.
Recapitulando a história da construção de alguns instrumentos para orientação na superfície terrestre ou para observação do céu (como, por exemplo, a bússola desenvolvida pelos chineses, o astrolábio construído pelos gregos ou o telescópio fabricado pelos holandeses), percebemos como a humanidade pôde empregar a capacidade criativa para ampliar a sua perspectiva do horizonte cósmico.
Hoje, com alguns comandos de computador localizado nas centrais espaciais da Terra, é possível controlar uma sonda espacial aterrissada em um planeta como Marte, situado a milhões de quilômetros de distância de nós. Façanhas como estas e muitas outras conquistas não param por aí. Além de mobilizar a comunidade científica, essas atividades exigem consideráveis estudos e pesquisas incessantes, que, por sua vez, necessitam de investimentos. Qual seria, então, a importância de todo esse empreendimento para nós, seres humanos? Quais questões justificam a importância da manutenção dessas atividades?
Para responder a essas e outras perguntas, convidamos você, sua família e seus amigos a participar conosco do Quinto Atendimento ao Público do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto”, cujo tema será: O estudo do Cosmos e a importância da exploração espacial.
O atendimento ocorrerá no dia 22 de Agosto (próximo Sábado), das 19 às 22 horas. Serão realizadas diversas atividades relacionadas ao referido tema, tais como:
• Atividades lúdicas infantis
• Observações do céu com telescópios
• Reconhecimento de constelações a olho nu
• Observação da Lua, Saturno e outros objetos celestes
• Palestras sequenciais de 15min, com os temas: 1) A importância da Exploração espacial; 2) Algumas pesquisas atuais relacionadas à exploração espacial.
A entrada é franca e as observações do céu dependem das condições atmosféricas. Além disso, na ocasião, teremos também a venda de alguns livros sobre o ensino de Ciências e de Astronomia.
Em caso de tempo nublado, redirecionaremos as atividades que envolvem observação do céu para as demais atividades do Atendimento. Em caso de tempo chuvoso, as atividades do Atendimento serão canceladas.
----
E mais:
Observatório de Astronomia recebe população neste sábado em Bauru (G1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente