25 de ago. de 2015

Observatório Nacional encerra curso a distância com mais de 24 mil alunos inscritos

(Target) Os cursos a distância do Observatório Nacional somam quase 100 mil alunos em suas 12 edições já realizadas. Os cursos são totalmente gratuitos e voltados principalmente ao público não especializado, não sendo necessário conhecimento prévio de ciências exatas.

Em 2015, o ON promoveu o curso à distância com o tema "Cosmologia". Encerrado em agosto, o curso teve 24.214 alunos inscritos, sendo 1.641 inscrições de outros países. Esta edição teve duração de cinco meses e foi constituída de dez módulos, num total de 60 capítulos.

Iniciados em 2003, os cursos à distância nas áreas de Astronomia e Geofísica em nível de divulgação científica são oferecidos periodicamente pelo Observatório Nacional. O seu principal objetivo é socializar o conhecimento científico por meio da internet. Com essa atividade o ON possibilita ao público o acesso à informação científica, aproximando a sociedade de uma instituição de pesquisa, além de capacitar professores da rede de ensino, vetor fundamental para multiplicar o conhecimento adquirido.

O curso de Cosmologia alcançou todo o território nacional e registrou alunos de mais 39 países dos cinco continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania.



A figura mostra a distribuição das inscrições em todo o mundo.


Software localiza inscrições do curso à distância
Para encontrar o número de alunos em cada localidade, foi desenvolvido um programa estatístico pela Divisão de Atividades Educacionais que permite uma representação tridimensional. A localização exata dos alunos é feita a partir do IP (Internet Protocol ou Protocolo de internet - número único que identifica um dispositivo de comunicação na rede internet) que fez o cadastro. Alguns pontos não encontraram correspondência de localização exata, mas foi possível separá-los por continente. Esses pontos, não identificados, podem ser devido às inscrições feitas utilizando uma conexão com outra cidade, por exemplo, realizadas por meio de telefone celular.

O programa mostra um histograma e a esfera terrestre, com diferentes tamanhos de seguimentos de reta que representam o número total de alunos por localidade geográfica.


Dicas de Uso do Software
As estatísticas estão disponíveis na internet, no site do ON. Para melhor visualização do número de alunos, deve-se utilizar, preferencialmente, os navegadores Chrome ou Firefox. Ao ativar ou desativar a função da tecla F11, pode-se visualizar os resultados em tela inteira.

1) Acesse: http://daed.on.br/estatisticas/ead-2015
2) Ao clicar sobre o nome do país, é possível visualizar os estados.
3) Ao clicar sobre o nome do estado, visualiza-se os distritos ou regiões. Em ambas opções, a representação é refletida na esfera celeste.
4) Também é possível ativar e desativar o histograma usando o ícone          
no canto inferior esquerdo da tela. Com o gráfico desativado, apenas a representação tridimensional é exibida. Neste caso é possível usar mais funções do mouse:

Botão Esquerdo: com este botão pode-se deslocar (rotação) a imagem.

Botão de rolagem: para aproximar ou afastar a imagem, basta girar este botão ou mantê-lo pressionado e arrastando verticalmente.

5) Para retornar ao gráfico anterior use o botão "Voltar" no canto superior direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente