O tema escolhido deste ano foi “Luz Além da Lâmpada”, já que 2015 foi declarado pelas Nações Unidas o Ano Internacional da Luz, graças à comemoração de alguns marcos relacionados à luz
(Folha Vitória) Ir além das estrelas. Estudar o que há por trás dos planetas que mostram o quanto somos pequenos frente ao universo infinito é o sonho de muitos jovens que estão trilhando o futuro profissional. Asteróides, palestras sobre o tema e até um teatro "astronomágico" acontecem durante um simpósio, entre os dias 11 e 14 de agosto, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
A taxa de inscrição é de R$ 25 e pode ser paga através do endereço eletrônico. O tema escolhido deste ano foi "Luz Além da Lâmpada", já que 2015 foi declarado pelas Nações Unidas o Ano Internacional da Luz, graças à comemoração de alguns marcos importantes relacionados à luz ao longo história da ciência como, por exemplo, os 100 anos desde a Teoria da Relatividade de Einstein; e os 200 anos do comportamento ondulatório da luz, proposto por Fresnel.
"A programação deste ano está muito interessante. Nós conseguimos montar um evento voltado a todas as idades, a todos os que têm interesse em conhecer um pouco mais sobre o universo da astronomia. Teremos teatro para crianças, além de uma exposição de meteoritos”, conta o coordenador do simpósio, Márcio Malacarne.
De eventos abertos ao público, estão a peça de teatro “Astronomágico”, com uma equipe da França que vem para apresentação única, no Teatro Universitário, na quarta-feira (12), às 11 horas. Uma exposição de meteorito e de luz cósmica também promete encantar os baixinhos.
Entre os convidados estão o francês Florian Gourgeot; o representante brasileiro de um dos maiores observatórios do mundo, no Chile,Cláudio Melo; e a norte-americana Kimberly Arcand, responsável pela divulgação do telescópio espacial de Raio X Chandra, da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.
Serviço
- Exposições: Luz: Além das Lâmpadas; Meteoritos; Astrofotografias de Paisagem; Paisagens Cósmicas: Dá Terra ao Universo;
- Observação do céu noturno: de 12 a 14 de agosto, das 19 horas às 21 horas. Praça da reitoria da Ufes e Observatório Astronômico.
- Sessão do planetário: de 11 a 14 de agosto, às 19 horas, no planetário da Ufes.
- Estudante: para inscrever trabalhos acadêmicos, clique aqui. Para informações de inscrição, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente