As eleições para a direção da União Astronómica Internacional decorreram no Havai durante a XXIX Assembleia Geral.
(DN - Portugal) A astrónoma portuguesa Teresa Lago é a nova secretária-geral adjunta da União Astronómica Internacional (UAI), anuncia a instituição no seu portal.
Os novos membros da direção da UAI foram eleitos na XXIX Assembleia Geral da organização, que terminou na sexta-feira no Havai, nos Estados Unidos.
A astrónoma mexicana Silvia Torres-Peimbert é a nova presidente da UAI, enquanto o italiano Piero Benvenuti é o novo secretário-geral e a holandesa Ewine van Dishoeck a nova vice-presidente.
Teresa Lago fundou o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, foi membro do Conselho do Observatório Europeu do Sul e coordenou o Conselho Científico Nacional das Ciências da Terra e do Espaço da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Foi igualmente presidente da Sociedade Porto 2001 -- Capital Europeia da Cultura e professora catedrática do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Na XXIX Assembleia Geral da UAI foi formalizada a criação, em Portugal, de um centro de competências da organização para o desenvolvimento da astronomia nos países de língua oficial portuguesa.
Fundada em 1919, a União Astronómica Internacional tem como missão promover a divulgação e a investigação em astronomia, através da cooperação internacional, sendo formada por astrónomos profissionais, ao todo mais de 12 mil de vários países.
Com sede em Paris, França, a UAI é a entidade que reconhece oficialmente a atribuição de um nome a um corpo celeste, como um planeta ou um asteroide.
----
Matéria similar no Público - Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente