30 de set. de 2015

463a. Reunião Mensal do CARJ



“150 Anos: Da Terra à Lua”

Para a palestra de setembro convidamos Naelton Mendes de Araujo, astrônomo da Fundação Planetária da Cidade do Rio de Janeiro. Segue abaixo o resumo enviado pelo palestrante do que será abordado na sua apresentação;

“Jules Gabriel Verne (1828-1905) inaugurou, pelo menos literariamente, o uso da tecnologia para viajar ao espaço em seu livro “Da Terra à Lua” (1865). O autor foi o “primeiro” escritor de ficção científica de tempo integral. Apesar de não ter sido o autor da primeira história do gênero, ele foi o primeiro a construir uma obra de vulto. Muitos criaram viagens imaginárias à Lua antes de Verne, usando recursos mágicos ou oníricos. Alguns se admiram das diversas semelhanças entre as primeiras missões Apolo e a história de Verne. Seria o autor francês um profeta realizando previsões sobre o futuro? Ou, na verdade, sua obra teria influenciado o imaginário humano de uma forma poderosa”

___________________________________________________________
Naelton Mendes de Araujo - Bacharel em Astronomia e Mestre em Educação, Gestão e Difusão em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é astrônomo da Fundação Planetária da Cidade, onde leciona sobre Astronáutica. Programa e opera planetários digitais. Tem experiências nas áreas de Radioastronomia e Mecânica Celeste. Desenvolve trabalhos na área de educação e ficção científica. Trabalhou no Museu de Astronomia em divulgação científica, na Embratel com controle de satélites, listowner da lista Ucrânia Brasil e idealizador do Encontro Nacional de Astronomia (ENAST).

DATA: 30 de setembro de 2015 (quarta-feira)
LOCAL: Rua Alcindo Guanabara, 24 13º andar Centro
HORA: 19h30min

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente