22 de set. de 2015

Após anos de espera, eclipse lunar combinado com superlua será observado em Londrina

Gedal promove observação dos fenômenos, com direito a sorteio de prêmios – incluindo kits da Nasa e um telescópio - e ação beneficente.


(Jornal de Londrina) O próximo dia 27 será especial para os fãs de astronomia, que poderão acompanhar uma superlua, acompanhada de um eclipse lunar. A última vez que esta combinação de fenômenos ocorreu foi em 1982. Para acompanhar este raro momento, o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) vai realizar uma noite de observação na Praça Nishinomiya.

Na ocasião, o grupo vai posicionar telescópios e explicar os fenômenos- que também poderão ser vistos a olho nu. O eclipse com a superlua deve começar perto das 21h do dia 27 (um domingo), mas o ápice do efeito vai durar mais de uma hora, entre 23h11 e 0h23 do dia 28.

A superlua ocorre quando o satélite natural fica mais próximo da Terra, período chamado de perigeu. Já o eclipse lunar acontece quando o planeta fica entre a Lua e o Sol. A Terra acaba bloqueando a luz solar, provocando uma sombra na superfície lunar.

“Se alguém estivesse na Lua, veria tudo de outro ângulo, com a Terra tampando o Sol”, explica Miguel Moreno, integrante do Gedal. A ocorrência simultânea destes fenômenos só deve se repetir em 2035.

Sorteio de prêmios e ação beneficente
Para acompanhar a superlua e o eclipse lunar, o Gedal propôs uma ação social.

Quem participar da observação na Praça Nishinomiya e levar um pacote de fraldas geriátricas terá direito a cupons para concorrer a três kits com brindes da enviados pela Nasa - incluindo CDs, DVDs e pôsteres - além de um telescópio portátil.

“Com esse telescópio é possível observar as crateras da Lua, as maiores luas de Júpiter, os anéis de Saturno e ainda observar paisagens terrestres”, afirma Moreno.

As fraldas arrecadadas na ação serão doadas para o Lar dos Vovôs e das Vovózinhas. “Na última observação de meteoros, reunimos mais de 500 pessoas. Esperamos agora mais de mil londrinenses e pedimos a colaboração de todo mundo”, ressalta o observador do Gedal.

Serviço:
Observação da Superlua com eclipse e sorteio de prêmios.
Dia 27 de setembro
Horário: 21h
Local Praça Nishinomiya
Evento é gratuito, mas os participantes que levarem pacotes de fraldas geriátricas poderão participar de um sorteio de prêmios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente