30 de set. de 2015

Dupla invade Observatório de Americana e vai para cadeia

Acusados furtaram vários negativos de fotografias do acervo do espaço e também duas bandeiras


(Liberal) Dois jovens foram presos pela Gama (Guarda Municipal de Americana) na madrugada de terça-feira (29), suspeitos de arrombar uma das portas do OMA (Observatório Municipal de Americana) e furtar objetos do imóvel público, entre eles, 19 envelopes com vários negativos de fotografias do acervo do espaço e também duas bandeiras, uma do Estado de São Paulo e outra do município. O estudante M.L.M., 21, do Vale das Nogueiras, e seu primo, o garçom L.B., 25, do Jardim Brasil, negaram as acusações, mas foram reconhecidos pelo vigilante do local, C.A.S., 51, que acionou a Gama.

Os dois foram surpreendidos por volta das 4h, dentro do Jardim Botânico, que fica ao lado do OMA. Ao perceberem a aproximação dos patrulheiros, a dupla tentou fugir correndo, mas foi alcançada e detida. Ao lado de M., os guardas encontraram uma bolsa com os envelopes em nome da Prefeitura de Americana e do lado externo do parque, localizaram a motocicleta de M., que estava com as duas bandeiras em cima do banco. No local, ainda foram apreendidos dois alicates usados no arrombamento. Aos patrulheiros da Gama, os dois primos alegaram que haviam encontrado a bolsa jogada no Jardim Botânico e não souberam explicar como as bandeiras foram parar na moto. Levados à CPJ (Central de Polícia Judiciária), os dois foram autuados em flagrante por furto e recolhidos na cadeia de Sumaré. A Polícia Civil deverá investigar a motivação do crime.

Em outubro de 2014, um incêndio criminoso atingiu parte do prédio do OMA e comprometeu um material histórico conservado e ampliado desde a inauguração do espaço, em 1985. Justamente a biblioteca, onde havia publicações sobre astronomia e escritos que não chegaram a ser publicados, foi o local mais atingido pelas chamas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente