22 de set. de 2015

Maratona Astro-arqueológica nos menires do concelho de Vila do Bispo

(Região Sul - Portugal) A Câmara Municipal de Vila do Bispo preparou uma verdadeira Maratona Astro-Arqueológica nos Menires do concelho, nos dias 27 e 28, que inclui um vasto programa de atividades que pretende assinalar uma rara sequência de eventos astronómicos.

Para celebrar o Equinócio de Outono, Lua Cheia de Outono, Pôr-do-Sol Equinocial, Eclipse Total da Lua, a câmara vai integrá-los “culturalmente numa perspetiva arqueológica, histórica e etnográfica”.

Esta iniciativa insere-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2015 e resulta do projeto de investigação designado de «ArqueoAstronomia Paisagística no Megalitismo Menírico de Vila do Bispo vs interfluvial Bensafrim-Odiáxere», da autoria de Fernando Pimenta, membro da Sociedade Europeia para a Astronomia na Cultura, e de Ricardo Soares, arqueólogo da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Assim, o Centro de Interpretação de Vila do Bispo acolherá, no dia 27, pelas 15:00 horas, uma apresentação e alguns resultados do referido projeto.

Segue-se, depois, uma contextualização do simbolismo das luas cheias equinociais e, em particular, da sequência astronómica: Equinócio de Outono - Lua Cheia de Outono - Eclipse Total da Lua, seguindo-se um passeio até Hortas do Tabual para, junto de alguns menires, se observar o nascimento da Lua Cheia de Outono e o ocaso do Sol equinocial, “cujo simbolismo admitimos ter sido integrado na seleção dos locais onde alguns dos menires foram erguidos”, refere a autarquia vila-bispense.

Pelas 21:30 horas, realiza-se um percurso megalítico entre os menires da Pedra Escorregadia, Monte dos Amantes e Cerro do Camacho (Vila do Bispo) para observação das decorações simbólicas neles inscritas, com recurso a iluminação dirigida.

Já na madrugada do dia 28, os resistentes poderão assistir ao eclipse total da Lua, que terá lugar entre as 2:07 e 4:23 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente