19 de set. de 2015

Observatório da Unesp/Bauru abrirá para ver o Eclipse Total da Lua



A noite do dia 27 de Setembro será uma ocasião astronômica privilegiada este ano: habitantes de várias regiões do planeta (incluindo a América do Sul) poderão observar o eclipse lunar total. Mas, talvez, você se pergunte: afinal de contas, o que é um eclipse? Por que não ocorrem eclipses todo o mês? Por que a Lua apresenta uma aparência avermelhada durante um eclipse lunar? Por que os eclipses lunares são mais frequentes que os solares em um dado local da Terra?

Para responder essas e outras perguntas, e conhecer um pouco mais da Astronomia, o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da Unesp/Bauru, convida você, seus familiares e amigos para participar juntamente conosco no VI Atendimento ao Público da NOITE DO ECLIPSE, que ocorrerá no dia 27 DE SETEMBRO (Domingo), a partir das 19 HORAS. Na ocasião, teremos um convidado especial que realizará palestra sobre o eclipse, o professor Dr. ROBERTO BOCKZO, Astrônomo do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Além da palestra, teremos:

→ Atividades lúdicas infantis
→ Observação do céu com telescópios
→ Quiz de Astronomia
→ Medição da luminosidade do eclipse

Logo após a palestra, a partir das 21h, voltaremos nossa atenção – com telescópios e outros equipamentos – para a observação do eclipse lunar total, que começará às 22h e se estenderá até a 01:30 da manhã. Teremos transmissão ao vivo da palestra do professor Roberto Bockzo e do eclipse lunar, através do nosso canal no youtube: (http://ow.ly/SgxCu).

A entrada é franca e as observações do céu dependem das condições atmosféricas. Além disso, na ocasião, teremos também a venda de alguns livros sobre o ensino de Ciências e de Astronomia e sorteio de pôsteres. Não perca!

----
Matéria similar no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente