26 de set. de 2015

População poderá ver eclipse da Lua com telescópio na orla de Santarém

Telescópios serão colocados a partir das 20h30 ao lado do Terminal Fluvial. Observação será feita até às 23h, de forma totalmente gratuita.


(G1) Os curiosos em saber como ocorre o eclipse da Lua terão a oportunidade de observar o fenômeno neste domingo (27) na orla de Santarém, oeste do Pará. Três telescópios serão disponibilizados a população, entre 20h30 e 23h, de forma totalmente gratuita, ao lado do Terminal Fluvial Turístico (TFT), localizado na Avenida Tapajós.

A ação é organizada pelo Instituto Astronomia Sem fronteiras, criado na cidade em 2013 e que realiza eventos no parque e na orla de Santarém, orientando e dando informações sobre os fenômenos, planetas, estrelas, entre outros assuntos. O instituto tem como um dos objetivos despertar o interesse das pessoas pela astronomia.

Além de observar o eclipse, a população receberá informações a respeito do fenômeno lunar. “Vamos tirar dúvidas sobre o eclipse, explicar aos visitantes a forma como ele ocorre, o alinhamento da Lua, a distância da terra, a forma, entre outros assuntos ligados a astronomia”, explica o presidente do instituto, Cleiton Ferreira.

Ainda segundo Ferreira, o fenômeno é um dos mais aguardados pelos astrônomos do mundo inteiro. Ele afirma que serão dois eventos ao mesmo tempo. "Teremos oportunidade de visualisar a Superlua e também o eclipse lunar. O último espisódio como esse ocorreu em 1982 e o próximo somente em 2033".

O eclipse
É um fenômeno que ocorre quando a posição de um objeto celeste em trânsito atravessa, na posição aparente de outro, mais distante. Neste domingo terá o eclipse da segunda Superlua, das três que acontecem no ano. Desta vez, o Brasil estará em situação privilegiada para acompanhar o evento, que também deve ser visto na costa oeste da África, Europa, e de forma parcial na costa leste dos Estados Unidos.

Não é muito comum acontecer os dois eventos ao mesmo tempo. A Superlua se dá quando a Lua atinge a fase de cheia a menos de 24 horas do seu ponto mais próximo da Terra em sua órbita, ponto esse conhecido como perigeu. O primeiro eclipse aconteceu em agosto. O outro agora em setembro e a última em outubro.

Serviço
O quê? Eclipse da Lua com telescópio na orla de Santarém
Quando? domingo (27), a partir das 20h30
Onde? orla de Santarém, ao lado do Terminal Fluvial Turístico
Quanto? evento gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente