17 de set. de 2015

Primavera começa dia 23 de setembro às 5h21

A primavera começa oficialmente dia 23 de setembro, quarta-feira, às 5h21 (horário de Brasília).


(Portal da Ilha) Neste dia, ocorre o segundo equinócio deste ano: quando o dia e a noite tem a mesma duração. As estações do ano são fenômenos naturais e ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol.

"Para compreender a passagem das estações é preciso imaginar a Terra parada e todos os outros astros se movendo em relação ao planeta", explica a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional. Nessa perspectiva, em setembro o Sol chega à linha do Equador, indo de norte para sul – o que marca o equinócio de primavera no Hemisfério Sul e de outono no Hemisfério Norte.

Em seguida, os dias ficarão cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o solstício que marca a entrada do verão, no dia 22 de dezembro, quando ocorre o maior dia e a menor noite do ano. A partir daí, acontece o inverso: os dias vão ficando cada vez menores até que no equinócio do outono novamente o dia e a noite estão com o mesmo comprimento. Depois, os dias continuam ficando menores e as noites maiores até que, no solstício de inverno, é registrado o menor dia e a maior noite do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente