25 de set. de 2015

Sabina abre neste domingo à noite para observação de raro eclipse lunar

Evento, batizado de ‘Star Party’ é gratuito, terá palestra e música ao vivo; público poderá trazer telescópios


Domingo, o Brasil vai ser o país mais privilegiado para a observação de um raro e belíssimo evento astronômico: o eclipse total lunar com Superlua. Isso significa que a Lua estará no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, o que dá a impressão de ser maior e mais brilhante, mas ficará totalmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra. O incrível evento não acontece há mais de 30 anos, de acordo com a Nasa, e só poderá ser visto novamente em 2033. Por isso a Sabina Escola Parque do Conhecimento e o Planetário Johannes Keppler vão promover uma inédita “Star Party”.

“Star Party” é uma festa que reúne diversas pessoas para observarem o céu, seja a olho nu, com uso de telescópio ou binóculo. No evento da Sabina, que é gratuito, serão disponibilizados 25 binóculos, 4 telescópios e a equipe do Núcleo de Observação do Céu - o novo espaço de observação da Sabina - e do Planetário e Teatro Digital de Santo André auxiliarão a todos na observação do fenômeno a olho nu ou com os telescópios. O público está convidado a levar seus próprios binóculos e telescópios.

Mas não é só isso. A programação conta com palestra sobre Eclipses Lunares e Solares, ministrada pelo coordenador técnico do Planetário, Luiz Cláudio Pereira da Silva, às 19 horas. A partir das 21h serão organizadas observações com telescópios e binóculos, proporcionando diversas palestras ao ar livre sobre a observação do Eclipse Lunar Total, da “super” Lua, do planeta Saturno e das constelações dentro da perspectiva grego-romana, das grandes navegações e indígenas. Além disso, diversas atividades observacionais que envolvem as diferentes fases do Eclipse serão propostas como, por exemplo, a observação da sombra dos objetos, antes e depois das 21h11min47s, momento que inicia o Eclipse Lunar Penumbral.

A partir das 22h07, o grupo musical Luciano Sallun Quarteto entrará em cena tocando músicas ao vivo, no início do Eclipse parcial. Quando ocorrer o momento máximo do Eclipse, ou seja, quando a Lua estiver completamente imersa no cone de sombra da Terra, apresentando um aspecto avermelhado escuro, o grupo Luciano Sallun Quarteto fará uma contagem regressiva até ocorrer pontualmente às 23 horas 11 minutos e 10 segundos.

Essa programação depende das condições meteorológicas, mas a Sabina Escola Parque programou uma agenda alternativa em caso de tempo ruim. Haverá palestra, música e o reconhecimento do céu acontecerá na cúpula do Planetário. (Veja abaixo a programação detalhada)

Transmissão ao vivo - Por estar numa região privilegiada de observação, o Núcleo de Observação do Céu transmitirá o eclipse ao vivo, pela internet, do início ao fim. Clicando no link https://youtu.be/iP4s_i93CzQ qualquer pessoa poderá contemplar o eclipse ao vivo via internet.


PROGRAMAÇÃO COM CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS FAVORÁVEIS


18h30 – Recepção do público

19h às 19h50 – Palestra Especial: ECLIPSES LUNARES E SOLARES
Durante a palestra, o Coordenador Técnico do Planetário e Teatro Digital de Santo André, Luiz Cláudio Pereira da SIlva, abordará os diferentes tipos de eclipses lunares e solares, dando ênfase para o eclipse lunar total que ocorrerá na mesma noite e será observado pelo público.

Local: sala de projeção do Planetário.

Valor: gratuito.

Capacidade: 230 lugares, por ordem de chegada.

Indicação: público juvenil e adulto.

Duração: 50 minutos.


19h50 às 20h30 – Intervalo
Traga seu lanche e prepare-se para a observação do Eclipse Lunar Total.

Local: refeitório da Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Valor: gratuito.

Capacidade: 100 lugares, por ordem de chegada.

Duração: 40 minutos.

A Sabina não possui lanchonete, por isso, recomendamos que o visitante traga o seu próprio lanche.


20h30 às 21h – Recepção Star Party

Star Party é uma festa que reúne diversas pessoas para observarem o céu, seja a olho nu, com uso de telescópio ou binóculo. Das 20h30 às 21h quem desejar trazer o seu telescópio ou binóculo poderá montar com calma o seu equipamento para contemplar o Eclipse Lunar Total.

Local: parte externa do Núcleo de Observação do Céu.

Valor: gratuito.

Duração: 30 minutos.

Importante: não será disponibilizada rede elétrica, tomada e wi-fi.

21h às 00h – “Star Party” e Eclipse Lunar Total

Todos estão convidados para essa festa, mesmo quem não possui um telescópio ou binóculo. Durante esse evento, a equipe do Núcleo de Observação do Céu orientará as pessoas para contemplarem o Eclipse Lunar Total a olho nu, organizando observações com telescópios e binóculos, proporcionando diversas palestras ao ar livre sobre a observação do Eclipse Lunar Total, da Superlua, do planeta Saturno e das constelações dentro da perspectiva grego-romana, das grandes navegações e indígenas. Além disso, diversas atividades observacionais que envolvem as diferentes fases do Eclipse serão propostas como, por exemplo, a observação da sombra dos objetos, antes e depois das 21h11min47s, momento que inicia o Eclipse Lunar Penumbral.

22h07 às 23h11 – Luciano Sallun quarteto

Ao som de cítara, o grupo musical Luciano Sallun Quarteto entrará em cena tocando músicas ao vivo, no início do Eclipse Parcial. Quando ocorrer o momento máximo do Eclipse, ou seja, quando a Lua estiver completamente imersa no cone de sombra da Terra, apresentando um aspecto avermelhado escuro, o grupo Luciano Sallun Quarteto fará uma contagem regressiva até ocorrer pontualmente às 23 horas 11 minutos e 10 segundos.

21h às 02h30 – Atividade virtual: Transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Total

O Eclipse Lunar Total pode ser observado em todo território brasileiro. Porém, se as condições meteorológicas não forem favoráveis ou se a pessoa estiver fora do Brasil ou da região de observação do Eclipse, esse evento não poderá ser contemplado. Por estar numa região privilegiada de observação, o Núcleo de Observação do Céu transmitirá o eclipse ao vivo, pela internet, do início ao fim. Clicando no link https://youtu.be/iP4s_i93CzQ qualquer pessoa poderá contemplar o eclipse ao vivo via internet. Estamos na torcida para que as condições meteorológicas estejam favoráveis para o sucesso da transmissão.


PROGRAMAÇÃO COM CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS DESFAVORÁVEIS

18h30 – Recepção do público

19h às 19h50 – Palestra Especial: ECLIPSES LUNARES E SOLARES

Durante a palestra, o Coordenador Técnico do Planetário e Teatro Digital de Santo André, Luiz Cláudio Pereira da Silva, abordará os diferentes tipos de eclipses lunares e solares, dando ênfase para o eclipse lunar total que ocorrerá na mesma noite e será observado pelo público.

Local: sala de projeção do Planetário.

Valor: gratuito.

Capacidade: 230 lugares, por ordem de chegada.

Indicação: público juvenil e adulto.

Duração: 50 minutos.

20h às 22h – Luciano Sallun quarteto

O grupo Luciano Sallun Quarteto entrará em cena tocando músicas ao vivo. No repertório, estão músicas de Jazz, Jazz Rock e outras variações ao som do instrumento cítara.

20h30 às 21h; 21h às 21h30; 21h30 às 22h e 22h às 22h30 – Reconhecimento do céu na sala de projeção do Planetário, com ênfase no Eclipse Lunar Total

A cada 30 minutos, o público será convidado à assistir na sala de projeção do Planetário e Teatro Digital de Santo André uma sessão de planetário com ênfase no reconhecimento do céu da noite e informações sobre o Eclipse Lunar Total. Caso as condições meteorológicas se modificarem e permitirem a observação do Eclipse, essa atividade será cancelada e o público será convidado a contemplar o eclipse ao vivo.

Local: sala de projeção do Planetário.

Valor: gratuito.

Capacidade: 230 lugares, por ordem de chegada.

Indicação: público juvenil e adulto.

Duração: 25 minutos.


SERVIÇOS:
Sabina Escola Parque do Conhecimento
Planetário e Teatro Digital de Santo André - Johannes Kepler
Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)
Santo André – SP
CEP: 09181-730
Telefone: 11 4422-2001
E-mail: sabina@santoandre.sp.gov.br

Acesse o link http://bit.ly/11vvZqq (Google Maps) para saber como chegar na Sabina Escola Parque do Conhecimento.

Estacionamento grátis, sujeito a vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente