5 de set. de 2015

Time-lapse mostra 'Lua azul' 'passeando' pelo céu de SP

Imagens são de julho e agosto e foram divulgadas nesta terça-feira (1). Registro foi feito por microempresária que adora fotografia e astronomia.



(G1) Uma astrônoma amadora de Santos, no litoral de São Paulo, registrou belas imagens da Lua 'passeando' pelo céu da região. O flagrante foi feito durante uma noite de 'Lua Azul' e compartilhado na web. O vídeo foi enviado por meio da plataforma colaborativa VC no G1.

Meire Ruiz Santos, de 46 anos, gosta de passar o tempo fotografando o céu e a natureza. Ela conta que posicionou a câmera no apartamento, no dia 31 de julho, pois sabia que a noite estava propícia para fotografar o céu. Após ter feito o registro, ela usou a técnica de 'time-lapse', com o vídeo acelerado, para mostrar o fenômeno completo.

“Eu vejo a previsão, o horário, o local e deixo a câmera programada. A astronomia e a fotografia são duas das minhas paixões. Em Santos é complicado fazer esse trabalho porque tem muita luz e nevóa, mas de vez em quando consigo fotografar”, explica Meire. Segundo a astrônoma amadora, até o ano passado ela vivia em Itanhaém e tinha mais facilidade para fazer as fotos.

Segundo o astrônomo Cassio Barbosa, autor do Blog Observatório, o fenômeno registrado por Meire é conhecido como 'Lua Azul'. Apesar do nome, em nenhum momento o satélite natural da Terra muda a coloração. O termo teve origem quando um astrônomo amador publicou um texto em uma revista popular de astronomia dos Estados Unidos afirmando que a segunda Lua Cheia do mês deveria receber esse nome. A última vez que o fenômeno ocorreu foi em agosto de 2012 e a próxima será em janeiro de 2018.

Na noite da última segunda-feira (31), Meire também fez registros do céu. O time-lapse mostra o movimento da Lua em meio aos prédios com luzes acesas, em uma noite com um pouco de névoa. O vídeo também foi compartilhado e fez sucesso nas redes sociais.
----
Matéria com vídeos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente