25 de set. de 2015

Último eclipse lunar do ano poderá ser visto do Brasil no próximo domingo


(Vadecultura) Preparado para o último eclipse lunar de 2015? Em 27 de setembro ocorre o quarto e último eclipse lunar do ano. Este fenômeno, que é chamado pela astrologia de Tétrade, é um conjunto de quatro eclipse totais lunares no ciclo anual, diferente do que ocorre normalmente, pois os eclipse lunares intercalam entre ciclos totais e parciais.

Esse fenômeno ocorrerá apena oito vezes no século XXI. A primeira vez foi entre 2003 e 2004, a segunda entre 2014 e 2015 quando, no dia 27 de setembro, teremos o último fenômeno do ciclo. O próximo acontecerá somente em 2032 e 2033.

Detalhes sobre o último eclipse do ano
Na ocasião, a lua cheia passará pela parte mais escura da sombra da Terra, o que reduzirá drasticamente o seu brilho, e ganhará uma cor avermelhada, cuja tonalidade depende das condições da atmosfera terrestre no momento do eclipse. Além deste fenômeno teremos também a “super lua”, que ocorre quando a lua está mais perto da Terra em sua órbita.

Palestra e observação do eclipse no Parque do Ibirapuera
O Brasil será um dos melhores locais do mundo para observação do último eclipse lunar do ano, mas o fenômeno será visível em todos os locais do globo, onde a Lua estiver acima do horizonte. O Parque Ibirapuera estará aberto para a apreciação da lua, num evento em que a Escola Municipal de Astrofísica promoverá no domingo, 27 de setembro, às 20h, uma palestra seguida da observação do Eclipse Lunar. A palestra será ministrada pelo Professor Irineu Gomes Varella. O eclipse lunar total poderá ser visto entre 22h40 do dia 27 e 1h30 da manhã do dia 28.

Para a palestra serão distribuídas senhas, e a entrada acontece com 30 minutos de antecedência, ou seja, às 19h30. Há uma quantidade limitada de 120 ingressos, de acordo com o número de assentos do auditório. Para a observação da Lua, não será necessária a retirada de ingressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente