29 de set de 2015

XX Ciclo de Cursos Especiais do Observatório Nacional acontecerá em outubro e terá palestra especial com pesquisadora da NASA


(Target) Há 20 anos, a Divisão de Programas de Pós-Graduação do Observatório Nacional oferece aos estudantes e pesquisadores das áreas de Astrofísica e Cosmologia a escola avançada denominada Ciclo de Cursos Especiais (CCE). O XX CCE será realizado de 5 a 9 de outubro de 2015, na sede do Observatório Nacional (Rua General José Cristino 77 – São Cristóvão), no Rio de Janeiro.

Os cursos oferecidos abrangem diferentes temáticas, como Astrofísica Extragaláctica, Astrofísica Estelar e Galáctica, Cosmologia e Ciências Planetárias. Os convidados desta edição do evento são os professores Gerry Gilmore (University of Cambridge, UK); Jean-Pierre Bribing (Université Paris-Sud 11 & Institut d’Astrophysique Spatiale, France); Piero Madau (University of California Santa Cruz, US); e Alan Heavens (Imperial College London, UK).

Jailson Alcaniz, coordenador de Astronomia e Astrofísica, pesquisador titular do ON e membro da comissão organizadora do CCE, fala da importância dos cursos nesses anos: “Certamente, o CCE tem sido, ao longo dessas duas décadas, bastante importante na formação de novos pesquisadores não somente do Observatório, mas de várias instituições brasileiras e Sul-americanas. É, portanto, um evento bastante bem sucedido que completa 20 anos pronto para seguir pelos próximos 20”, enfatiza.

Em comemoração aos 20 anos ininterruptos do CCE, também haverá duas palestras especiais a serem ministradas pela pesquisadora Rosaly M.C. Lopes (NASA/Jet Propulsion Laboratory, EUA). A palestra "A superfície de Titã: os resultados da missão Cassini-Huygen" será voltada aos participantes do CCE e haverá outra, cujo título ainda não está definido, destinada ao público geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento: http://www.on.br/cce/2015/br/inscricoes.html. Ao final do curso será fornecido certificado de participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente