19 de out. de 2015

10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia começa nesta segunda

(Diário de Pernambuco) A 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia tem início nesta segunda-feira (19), trazendo atividades gratuitas para a população, como palestras, oficinas, exposições, mostras científica e fotográfica, trilhas ecológicas e apresentações musicais, até o dia 25 deste mês. A abertura, que será também o início da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, será realizada no Parque Científico e Cultural do Jiquiá, às 10h, com a apresentação de danças dos robôs humanoides NAO (cérebro em chinês), programados pelos estudantes da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus; o lançamento de mini foguetes educativos pelo Espaço Ciência; oficina sobre energia com o grupo de voluntários do Greenpeace Recife; exposição Torre do Zeppelin do artista plástico Jobson Figueiredo; exposição Radioatividade Ambiental e o Átomo, do Museu de Ciências Nucleares; entre outras atrações.

Sob o tema "Luz, Ciência e Vida", a programação da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, promovido pela Prefeitura do Recife, terá oito polos descentralizados: Parque Científico e Cultural do Jiquiá, Jardim Botânico do Recife, Econúcleo Jaqueira, Espaço Ciência, Museu de Ciências Nucleares, IJCPM Recife, ETE – Escola Técnica Estadual Miguel Batista (Parque Macaxeira) e Recife Antigo. As atividades são direcionadas para a população em geral e, principalmente, para os estudantes da rede municipal de ensino. Cerca de mil alunos das escolas e creches municipais devem participar do evento.

Também haverá apresentação dos robôs humanoides NAO no IFPE Campus Recife e no Rio Mar Recife, junto com oficinas de robótica, que incluem montagem dos kits de encaixe da Lego para crianças a partir de quatro anos e também programação dos robôs.

No Polo Jardim Botânico do Recife, haverá Exposição de Pesquisas Científicas; Bate papo sobre Biotecnologia; Oficina de Confecção de Exsicatas; Bate papo sobre Germinação de Sementes; e Trilha Sensorial. No Polo Econúcleo Jaqueira, serão realizadas as seguintes atividades: Painel: a Luz a as Plantas; Exposição de Plantas; a Exposição: Luz, Sensoriamento Remoto e as Plantas; e a Exposição: A Fotossíntese nas Plantas e a Captação de CO2.

Destacam-se também na programação a Caravana da Astronomia com observação astronômica por meio de quatro telescópios, que será promovida no RioMar; e as palestras na Unidade Móvel da Celpe sobre o uso eficiente e responsável da energia elétrica com distribuição de lâmpadas fluorescentes aos participantes tanto na abertura do evento quanto no RioMar, além de uma série de oficinas, palestras e minicursos que serão ministrados sobre temas como tecnologia e empreendedorismo no Polo JCPM e no Polo ETE Parque Macaxeira para turmas formadas por estudantes do entorno das instituições.

O encerramento da 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife acontecerá junto com o projeto Recife Antigo de Coração, no dia 25, a partir das 15h, novamente com a apresentação dos robôs humanoides NAO e exposições fotográficas produzidas por alunos da escola municipal; a apresentação dos Youtubers: Ni Do Badoque, Beijo da Maga e Rayanne Menezes (projeto Me Segura que Quero Protagonizar); o Show do Bem com a cantora Adriana B; entre outras atrações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente