7 de out. de 2015

As fronteiras da filosofia e da física no mundo contemporâneo


(Diário do Comércio) Refletir sobre o universo e sua origem sempre foi uma preocupação da filosofia. Como está esse diálogo hoje? O que descobertas como buraco negro, matéria escura e expansão do universo sugerem ao pensamento filosófico hoje em dia? Para discutir estas e outros questões o ciclo de debates Arte & Ciência reúne o físico teórico Rogério Rosenfeld e o filósofo e poeta Antonio Cicero (foto) no debate "A Física na Fronteira da Filosofia".

O encontro será realizado hoje, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - Praça da Liberdade, 450, Funcionários. A mediação do debate será do professor e diretor teatral Luiz Carlos Garrocho. A entrada gratuita é mediante retirada de senhas uma hora antes do evento.

O Arte & Ciência propõe a seus convidados questões estimulantes e atuais, como o futuro da inteligência artificial; o papel da memória e da imaginação no mundo contemporâneo; os dilemas éticos envolvidos nas pesquisas genéticas.

Antonio Cicero é filósofo, poeta, ensaista. Autor dos livros "Guardar", Prêmio Nestlé de Literatura de 1996; "A Cidade e os Livros", Prêmio ABL de Poesia 2012; e, em parceria com Luciano Figueiredo, "O Livro de Sombras".  Também é autor dos livros de ensaios filosóficos "O Mundo Desde o Fim", "Finalidades Sem Fim"; e "Poesia e Filosofia".

Organizou os livros de ensaios "Forma e Sentido Contemporâneo: Poesia"; e, em parceria com Waly Salomão, "O Relativismo Enquanto Visão do Mundo". Com Eucanaã Ferraz, organizou a "Nova Antologia Poética", de Vinicius de Morais.  Ainda autor de inúmeras letras de canções, tendo como parceiros compositores como a sua irmã; Marina Lima, Adriana Calcanhoto e João Bosco, entre outros. Em 2012, recebeu o Prêmio Alceu Amoroso Lima - Poesia e Liberdade.

Rogério Rosenfeld possui graduação em física pela Universidade de São Paulo, mestrado em física, também pela USP, e doutorado em física pela University of Chicago.  professor livre docente do Instituto de física teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Suas áreas de atuação são a fenomenologia de partículas elementares e cosmologia.

Atualmente diretor do Instituto de Física Teórica da Unesp, vice-diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research, presidente da comissão de área de partículas e campos da Sociedade Brasileira de Física, membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (Linea) e da colaboração Dark Energy Survey (DES), membro do Conselho Científico da Fundação Instituto de Física Teórica e membro do Conselho Editorial da Fundação Editora Unesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente