23 de out. de 2015

Bauru recebe sexta-feira 12ª edição da Festa da Ciência

Evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

(JCNet) Dando continuidade à 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), será realizada na sexta-feira (23), a tradicional Festa da Ciência de Bauru. A feira interativa e gratuita acontece das 8h às 22h, no Recinto Mello Moraes. A solenidade de abertura está programada para às 10h com a presença de autoridades locais e parceiros. O evento tem por objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade realizadas em parcerias com instituições e centros de estudo, pesquisa e aplicação.

Serão 76 estandes, montados por 28 parceiros da comunidade científica de Bauru, entre eles faculdades, universidades, centros de formação e repartições públicas. O visitante poderá participar de atividades e experimentos científicos, educativos e interativos sobre as mais diversas áreas do conhecimento: física, química, matemática, saúde, astronomia, biologia, design, engenharia, meteorologia, comunicação, mecânica, meio ambiente, aeronáutica, e medicina.

“A Festa da Ciência encerra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que em 2015 teve um saldo positivo em Bauru. Essa foi uma oportunidade para a difusão do ensino científico e tecnológico para a comunidade bauruense, principalmente para os estudantes das redes públicas Municipal e Estadual”, analisa o Prof. Dr. Lourenço Magnoni Jr., coordenador local da SNCT.

A coordenação local da SNCT também realizará o lançamento de um livro impresso com artigos técnico-científicos sobre o tema “Luz, Ciência e Vida”. A publicação foi organizada em parceria com o MCTI, o Jornal da Cidade de Bauru, a Agência de Inovação INOVA Paula Souza do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru.

As redações de estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede pública também vão fazer parte do livro. Os alunos participaram de um concurso escrevendo textos de 20 a 30 linhas sobre o tema da SNCT “Luz, Ciência e Vida”. Dez redações foram selecionadas por uma Comissão constituída pela Coordenação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Região de Bauru. As redações serão publicadas no livro: JC na Escola Ciência: Luz, Ciência e Vida. A premiação será realizada durante a cerimônia de abertura da Festa da Ciência.

Serviço
A edição 2015 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) traz como tema geral “Luz, Ciência e Vida”, baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como Ano Internacional da Luz. O evento é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem por objetivo aproximar a ciência e a tecnologia da população por meio de atividades gratuitas e abertas à comunidade realizadas em parcerias com instituições e centros de estudo, pesquisa e aplicação. Em Bauru, as dinâmicas aconteceram de 19 a 23 de outubro.

A coordenação regional da SNCT em Bauru também organizou dois eventos integrados, o "Ciência vai à escola", com palestras em escolas da rede pública; e o "Ciência-tour", com visitas de alunos às instituições de pesquisa.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Associação Bauruense de Ciência e Tecnologia (ABCT), Abigraf, FOB/USP, Jornal da Cidade, Centrinho/USP, UNESP/Bauru, IPMET, UNIP, USC, UNIESP, ITE, SESI, SENAC, SENAI, Fatec Bauru, Fatec Botucatu, Etec Astor de Mattos Carvalho de Cabrália Paulista, Etec Rodrigues de Abreu, FIB/Bauru, Empresa Piso Seguro, Secretarias Estadual e Municipal da Educação, Instituto Lauro de Souza Lima, Prefeitura Municipal de Bauru, SEMMA, Secretaria da Cultura, Jardim Botânico, Zoológico, SAGRA, mídia local e entidades e autarquias públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente