9 de out. de 2015

Google assinala os 605 anos do relógio astronómico de Praga

A Google dedicou um Doodle ao aniversário do relógio astronómico de Praga. O Orloj faz 605 anos e é o relógio deste género mais antigo do mundo ainda em funcionamento.


(Observador - Portugal) A Google está a comerorar o aniversário do relógio astronómico de Praga. O relógio faz 605 anos e para assinalar a data já há um Google Doodle dedicado ao lendário relógio checo.

A atenção dada ao objeto é fácil de compreender. Primeiro de tudo, o Orloj é o relógio deste género mais antigo do mundo ainda a funcionar, sendo uma das maiores atrações turísticas da capital da República Checa.

Situando-se no edifício da Câmara Municipal na Praça da Cidade Velha de Praga, o Orloj é composto por um mostrador astronómico, com a posição do Sol e da Lua e com alguns detalhes celestes; pela “Caminhada dos Apóstolos”, que é representada pelo aparecimento de figuras dos apóstolos em movimento a cada hora; e pelo um calendário preenchido com os medalhões do zodíaco que representam os meses do ano.

Como diz o Telegraph, calcula-se que o relógio tenha sido criado em 1410, mas a história do seu criador e desta data sofreu algumas mudanças ao longo dos anos. Isto porque acreditava-se, num primeiro momento, que a construção tinha ficado a cargo do relojoeiro Hanus. E conta a lenda que os vereadores da cidade ficaram de tal maneira encantados com a sua criação que o cegaram para não ser construído nada igual em mais nenhuma cidade. Mais tarde, em 1961, foi descoberto um documento onde se referia que a peça tinha sido criada por Mikulas de Kadan e em colaboração com o astrónomo Jan Sidel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente