3 de out. de 2015

MATO GROSSO: Divulgados projetos selecionados para Feira de Ciências

(Cenario MT) A comissão organizadora da 2ª Feira de Ciências da Educação Básica de Mato Grosso (Feceb MT), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), já selecionou os projetos que vão participar da mostra na próxima semana, em Cuiabá. Foram classificados 43 entre os 81 inscritos, representando 11 cidades do Estado.

A exposição dos trabalhos será aberta ao público entre os dias 06 e 08 de outubro, no Cenarium Rural, paralela à 12ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, numa parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) e Seduc.

O maior número de projetos que participará da mostra vem de Sinop, um total de 12 inscrições. Os demais são de Alta Floresta (6), Porto Alegre do Norte (6), Paranaíta (5), Campo Verde (4), Colíder (3), Barra do Bugres (2), Porto dos Gaúchos (2) e Juína, Juara e Nova Mutum, respectivamente, com um projeto cada.

Na primeira edição, em 2014, foram 61 projetos selecionados, sendo 55 do interior. Desta vez, todos são do interior, deixando a Capital sem representantes.

Bolsa do CNPq
Agora uma nova seletiva será realizada durante a mostra para eleger os 20 melhores que serão premiados com bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para o desenvolvimento do projeto. E, esses, posteriormente, concorrem a duas vagas para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá em março de 2016 em São Paulo.

Integram a lista dos selecionados, projetos como “Luva que transforma linguagem de sinais em fala”, “Varal Prático”, Jogo de Simulação de Ataque ao Usuário de Internet”, “A importância da Recuperação da Mata Ciliar no Assentamento São Pedro-Paranaíta-MT”, “Construção de um Carro Reciclável”, “Robô Auxiliar Doméstico”, “Holografia”, “Explicação Biológica Para Não Existir Racismo e Preconceito”, entre outros.

Confira aqui os projetos selecionados.
Participam da comissão organizadora da Feceb/MT, profissionais da Seduc, da Secitec e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Programação
Os projetos da Feceb MT serão apresentados paralelamente a VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Conforme programação, contará com experimentos científicos como Planetário Digital, Lançamento de Foguetes Asterpet, Robôs e Telescópios. Além de exposições das instituições parceiras do evento, entre elas, Unemat, UFMT, IFMT, Polícia Militar e Senai e exibições de vídeos relacionados ao tema do evento. Uma unidade móvel do Programa Nossa Energia, da Energisa estará no local.

Mais informações AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente