16 de out. de 2015

Museu de Astronomia divulga ciência de forma divertida para cariocas

Oficina Brincando com a Ciência e Planetário Inflável estão entre os destaques da participação do MAST na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2015, que acontece de 19 a 25 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai divulgar ciência de forma divertida para os cariocas. De 19 a 25 de outubro, durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2015, o MAST levará à diversos pontos da cidade atividades gratuitas e dirigidas às mais diversas faixas etárias. Entre os destaques estão a Oficina Brincando com a Ciência, que aborda temas científicos de forma simples e interativa, e o Planetário Inflável. Com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, a cúpula comporta até 30 pessoas em cada apresentação. O objetivo é explicar como funciona a dinâmica dos movimentos celestes, além de apresentar os planetas do sistema solar.

O planetário inflável estará aberto ao público no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, no dia 20, de 9h às 21h, e no dia 21, de 9h às 17h. No Parque Madureira, a atividade acontece nos dias 23 e 24, de 13h às 20h30, e dia 25, de 10h às 17h30. Já a Oficina Brincando com a Ciência será realizada apenas no Parque Madureira, dias 23 e 24, de 13h às 21h, e dia 25, de 10h às 18h. A partir de materiais normalmente disponíveis em casa, como garrafas PET, elásticos e tubos de caneta, são construídos os mais diversos experimentos, entre eles o foguete de água, o boliche ecológico, o detetive químico e o avião magnético. Voltada para toda a família, a atividade utiliza princípios científicos para estimular o pensamento, a capacidade de questionar e a criatividade.

Outra atração oferecida pelo MAST será a "Observação do Sol". Olhar diretamente para o astro a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, é necessário sempre utilizar telescópios especiais, como os que o MAST irá oferecer na atividade montada na Quinta da Boa Vista, de 22 a 25 de outubro, das 10h às 17h. “O equipamento filtra as freqüências nocivas aos nossos olhos e destaca, em especial, as erupções e manchas solares”, conta Eugênio Reis, astrônomo do Museu. No Centro Esportivo Miécimo da Silva, a observação do Sol acontece dias 20 e 21, de 9h às 17h30. No Parque Madureira, dias 23 e 24, de 14h às 17h30, e dia 25, de 10h às 17h30.

No campus do Museu, que fica na Rua General Bruce, 586, em São Cristovão, também haverá uma programação especial. Entre os destaques está a Oficina Cozinhando com a Ciência, no dia 24 de outubro, às 16h. Durante a preparação de receitas culinárias, o público aprende sobre as propriedades de diferentes ingredientes e as transformações que eles sofrem durante o preparo e consumo dos alimentos, desde interações nanoscópicas entre moléculas, até os seus efeitos no nosso organismo.

O tema desta edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que contará com mais de 20 mil atividades espalhadas por cerca de 550 cidades brasileiras, é "Luz, Ciência e Vida". A escolha se deu em virtude das Nações Unidas proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz. Trata-se de uma iniciativa mundial que procura destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.

Veja a programação completa do MAST na Semana nacional de Ciência e Tecnologia 2015 AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente