7 de out. de 2015

Palestra de astronauta leva população a Semana de Ciência e Tecnologia

(Folha Max) O primeiro dia da 12ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), em Cuiabá, foi encerrado com a palestra do astronauta Marcos Pontes. Assim como na abertura, pela manhã, o auditório ficou lotado na noite desta terça-feira (06.10) para ouvir o que ele tinha a dizer.

Pontes contou sua história, desde que era apenas o filho de um faxineiro, em Bauru, interior de São Paulo, até o momento atual. “Muita gente não sabe que eu também sou embaixador da ONU [Organização das Nações Unidas], por exemplo, porque ampliei o campo de atuação do meu trabalho”. Ele relatou sobre o difícil processo seletivo para se tornar astronauta e detalhes que divertiram a plateia, como o uso do banheiro na Estação Espacial.

Pontes, que é tenente-coronel da reserva, considera em retrocesso o momento da pesquisa espacial no Brasil. “Já tivemos orçamento bem maior, a explosão em Alcântara foi grave, mas a atenção à pesquisa espacial não recuou naquele momento, no entanto, desde 2007 o orçamento só tem se reduzido”.

A secretária de Ciência Tecnologia e Inovação, Luzia Helena Trovo, agradeceu a visita de Marcos Pontes e afirmou que histórias de inspiração estimulam os jovens no desenvolvimento da ciência. Na abertura pela manhã, o governador Pedro Taques afirmou que “das escolas presentes na SNCTI sairão profissionais competentes porque o conhecimento se faz através de estudos”.

Um dos exemplos de inovação e competência está sendo apresentado por Patrícia Roos, de 16 anos, que faz o curso técnico de informática. Ela apresenta um robô varredor produzido a partir de peças descartadas do laboratório de informática da escola. O protótipo é o projeto de conclusão de curso e a estudante ainda tem um ano para aperfeiçoá-lo, mesmo assim já demonstra bem seu funcionamento.

A SNTCI continua nesta quarta e quinta a partir das 8h. A realização do evento é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Unemat e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para agendar a visita da sua escola entre em contato pelo telefone (65) 3621-1314. A SNCTI vai até quinta-feira (08.10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente