2 de out. de 2015

Planetário exibe filmes de astronomia com entrada gratuita

Documentários fazem parte do evento “World Space Week” e vão de Copérnico aos dias atuais



(A Voz da Serra) De 4 a 10 de outubro, o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (Canf) promove no planetário de Nova Friburgo (Via Expressa, anexo ao Ciep Licínio Teixeira, em Olaria) o World Space Week. Serão exibidos na segunda, 4, quarta, 12, e sexta-feira, 14, sempre às 18h, documentários sobre astronomia.

Na segunda-feira, o filme é “Copérnico e a Placa de Pioneer”. Copérnico foi o primeiro astrônomo a mostrar que a Terra não é o centro do Sistema Solar. Sua teoria é tida como o pontapé inicial da astronomia moderna. Já as placas Pioneer são dois artefatos que foram colocadas a bordo das espaçonaves Pioneer 10 e 12, lançadas ao espaço nos anos 70. As placas carregam informações sobre os seres humanos e a localização da Terra, na esperança de que sejam interceptadas no futuro por vida inteligente.

Na quarta-feira, a vez é do filme “Hubble, Segredos do Espaço”, um documentário sobre o telescópio espacial mais famoso do mundo, que registra imagens do espaço a trilhões de quilômetros de distância, e é uma das ferramentas mais importantes da atualidade para o estudo do cosmos.

Já na sexta-feira será exibido “Missão Rosetta”. Rosetta é uma sonda espacial lançada em 2004 cujo módulo pousou na superfície do cometa Tchourioumov-Guérassimenko no ano passado, um dos feitos mais notáveis da ciência espacial. As descobertas de Rosetta já levantam uma série de questões pertinentes à origem da água e mesmo da origem da vida em nosso planeta.

Os três filmes possuem média de 50 minutos de duração e a entrada para todos os dias é gratuita. Os filmes têm classificação indicativa livre. Mais informações com o diretor do Canf e coordenador do Planetário, professor Reinando Ivanicska, pelo telefone (22) 98811-9788.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente