13 de out. de 2015

Projeto visa apresentar astronomia à população


(Gazeta de Iracemápolis) Uma atividade muito interessante tem acontecido com frequência em Iracemápolis. O “Astronomia na Praça”, projeto independente de iniciativa de alguns moradores, tem despertado a curiosidade de muitas pessoas, que podem conhecer um pouco mais sobre astronomia.

A Gazeta conversou com Evandro Gomes, um dos idealizadores. Confira.

De quem é a iniciativa?
Eu sempre quis fazer esse projeto. Conversando com os astrônomos amadores Francis Daniel, de Santa Barbara, e Deivis Ortiz, de Americana, consegui o apoio que precisava para que o projeto fosse para frente. Depois conheci o João Guimarães e o Dinan Rogerio, astrônomos amadores aqui da cidade, e formamos o clube de astronomia de Iracemápolis.

Como é o projeto?
Ele tem o objetivo de apresentar a astronomia observacional e mostrar um pedaço do universo para as pessoas. Com isso, podemos passar conhecimento sobre os corpos celestes, como os planetas do sistema solar.

Que equipamento vocês usam?
Contamos com dois telescópios refletores newtonianos de 150 mm e 180 mm, que ficam aqui mesmo na cidade. Quando vem nossos amigos de fora, temos mais dois ou três telescópios.

O projeto conta com algum apoio?
Apoio financeiro não. Espero que consigamos o mais breve possível. A gente tem apoio na liberação e autorização para apagar a luz da praça.

Qual o valor do projeto?
Temos as despesas dos amigos que ajudam a desenvolver o projeto, como combustível e alimentação, pois ele é realizado mensalmente. Fazemos de tudo para trazer conhecimento para a população, temos um belíssimo céu e uma galáxia gigante para ser observada. Podemos dizer que estamos levando valor para as pessoas, valor de conhecimento, um valor cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente