4 de nov. de 2015

Aluno da FECLI participa de Encontro Nacional de Planetários


(MaisFM - editado) A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE) foi representada em Brasília no último final de semana. Até o último 01/11 aconteceu no Distrito Federal o XX Encontro da Associação Brasileira de Planetários, evento que conta com a participação do iguatuense Rafael César. O encontro atraiu astrônomos profissionais e amadores, além de estudiosos do tema, com o objetivo de divulgar cientificamente a astronomia, através de planetários, equipamentos que simulam uma viagem pelo sistema solar, apresentando conceitos científicos da astronomia.

Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Física, Rafael participa pela 3ª vez do evento, representando o planetário móvel da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A programação do evento incluiu palestras, mesas redondas, assembleias e apresentações de trabalhos, como o que Rafael César apresentou na sexta-feira. “Atuamos principalmente nas escolas da região Centro-Sul”, ressalta.

O projeto “Astronomia Viva na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBAA)” foi levado a Brasília e detalhado pelo jovem estudante, com vistas à divulgação científica feita em nossa região, através do planetário móvel. “Também atuamos nas escolas dando apoio na maior olimpíada que existe no país”, frisa Rafael, referindo-se à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Mostramos também como o nosso projeto apoia a preparação para a OBA”.

Uma das mesas redondas do encontro contou com a participação do senador Cristóvão Buarque. Rafael permaneceu em Brasília até o encerramento do evento.

Um comentário:

Comente