11 de nov. de 2015

IFF de Itaperuna, RJ, realiza semana acadêmica com atividades gratuitas

Evento segue até sexta-feira, 13 de novembro. Palestras e mini-cursos serão abertos ao público.


(G1) Será iniciada nesta quarta-feira (11) a IV Semana Acadêmica do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Itaperuna, no Noroeste Fluminense. Serão mais de 80 atividades, entre palestras, minicursos e oficinas, todas elas gratuitas e abertas ao público. O evento segue até sexta-feira, 13 de novembro.

A programação inclui ainda apresentações musicais e de dança, exposição de trabalhos acadêmicos, visitação a salas temáticas e competições esportivas. O campus fica na BR 356, s/nº, Cidade Nova, Itaperuna.

Na área técnica, os interessados podem participar de cursos e oficinas como "Montagem de quadro de distribuição para instalações de baixa tensão", "Testes de componentes eletrônicos", "Aterramento: teoria e prática", "Acionamento de motores", "Inteligência Computacional", "Noções básicas de refrigeração", "Geração de Energia a partir do Biogás", "Energia Solar Fotovoltaica para captação de água", "Infraestrutura para cabeamento residencial", "Introdução aos Circuitos Elétricos", "Modelagem de Dados", "Programação Android", "Introdução à Pneumática" e "Configuração Básica de Roteamento", entre outros.

Há ainda opções mais diversificadas, como "Introdução à Astronomia", "Oficina de Artesanato Afroindígena", "Proteja-se na Internet", "Arte de Escrever", "Inclusão Digital", "Criatividade na criação de jogos", "Introdução à Dança Contemporânea", "Fabricação Artesanal de Sabão", "Libras ao Alcance de Todos", "Meu 1º Game: desenvolvimento fácil de jogos em uma plataforma free", "Minicurso de Turbantes e Tererê para cabelos afro", "Educação para as relações Étnico Raciais" e "Acidentes de trabalho e primeiros socorros", entre outras.

A capacitação profissional acontecerá nos turnos da tarde e da noite, já que a parte da manhã ficará reservada à visitação das salas temáticas, principalmente por turmas de escolas públicas da região. Haverá ainda a apresentação de trabalhos e protótipos, como a de um equipamento de energia solar para captação de água, que será instalado numa área aberta do campus.

A IV Semana Acadêmica terá ainda uma série de atividades culturais, como apresentações musicais e de dança, além do desfile "Ubuntu: O Movimento Negro no Mundo", que fechará o evento na sexta-feira, a partir das 20h. O sábado terá uma palestra sobre empresa júnior e torneios de natação e futebol, com alunos e servidores do campus Itaperuna.

Os interessados devem acessar o site do IFF. Na mesma página eletrônica, é possível acessar a programação completa do evento, que este ano tem como tema central "Noroeste Fluminense: Histórias e Perspectivas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente