20 de nov. de 2015

Museu de Astronomia ensina a identificar as diferentes constelações

A atividade explica como a astronomia é apresentada na bandeira nacional e ensina a montar um Planisfério Celeste. A entrada é gratuita.



Você já parou para observar o céu? Sabe identificar algumas constelações? Já percebeu que algumas constelações estão em nossa bandeira? Neste sábado, dia 21 de novembro, no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), quem participar do ASTROmania vai aprender tudo isso e muito mais! Neste fim de semana, dias 21 e 22 de novembro, haverá também o Programa de Observação do Céu e visitas orientadas pelo campus do Museu. Todas as atividades são gratuitas.

No sábado (21), às 16 horas, na sala de atividades do prédio sede do MAST, o ASTROmania irá apresentar o tema Passeando nas Estrelas. A atividade vai mostrar ao público as formas de identificar o céu e as diferentes constelações de cada mês. Os participantes da oficina vão aprender a montar um Planisfério Celeste e ainda entender como a astronomia é apresentada na bandeira nacional.

A visita orientada pelo maior conjunto arquitetônico do Brasil na área de astronomia será realizada no sábado (21), às 15h e às 17h, e no domingo (22), às 15h, 16h e 17h. A atividade começa, à frente do prédio sede do MAST, no Sistema Solar em Escala, um conjunto de 12 totens instalados a céu aberto ao longo de duzentos metros que mostra o Sol e os planetas em uma escala de um para trinta bilhões, para os diâmetros e distâncias relativas ao Sol. É possível ter uma noção sobre a distância entre os planetas, as especificidades de cada um, a relação entre eles e o Sol.

No Programa de Observação do Céu (POC), que acontecerá no sábado (21), o público tem a oportunidade de ter um contato maior com a Astronomia, através da exibição de vídeos, apresentações multimídia e a observação do céu noturno por meio de uma luneta centenária, telescópios, binóculos ou simplesmente a olho nu. Conduzida por um astrônomo ou mediador capacitado, a atividade começa às 18h30. Quando não é possível a observação do céu através dos instrumentos, devido ao tempo nublado, a atividade limita-se à exibição do vídeo e à apresentação do Céu do Mês.

No fim de semana, os visitantes podem ainda visitar as exposições do MAST que abordam temas como a relação entre a ciência e a configuração territorial do Brasil; a natureza do tempo e dos ciclos naturais; a fotografia; conceitos revolucionários da matemática; e trabalhos de Jorge Marcgrave, naturalista e astrônomo alemão que fundou, na cidade de Recife, em 1639, o primeiro observatório astronômico moderno das Américas.

SERVIÇO

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro
(21) 3514-5200
www.mast.br
https://www.facebook.com/museuastronomia

Programação

Sábado, 21 de novembro
Visita orientada
15h e 17h

ASTROmania
Tema: Passeando nas Estrelas
16h

Programa de Observação do Céu
18h30 às 21h


Domingo, 22 de novembro
Visita orientada
15h, 16h e 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente