6 de nov. de 2015

Museu de Astronomia leva ciência para interior do Rio de Janeiro

Planetário Inflável e Observação do Sol estão entre os destaques da participação do MAST durante as comemorações pelos 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras, que acontecem de 9 a 11 de novembro. Todas as atividades são gratuitas.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai levar ciência para Vassouras, no interior do estado do Rio de Janeiro. De 9 a 11 de novembro, durante as comemorações pelos 100 anos do Observatório Magnético de Vassouras (OMV), serão realizadas atividades gratuitas em diversos pontos da cidade. Entre os destaques estão a Observação do Sol e o Planetário Inflável.

Com 3,2 metros de altura e 6,4 m de diâmetro, a cúpula inflável do MAST comporta até 30 pessoas em cada apresentação. O objetivo é explicar como funciona a dinâmica dos movimentos celestes, além de apresentar os planetas do sistema solar. O planetário inflável estará aberto ao público na Câmara Municipal de Vassouras, no dia 9, de 14h as 19h, dia 10, de 8h as 19h, e no dia 11, de 8h as 12h.

Outra atração oferecida pelo Museu é a "Observação do Sol". Olhar diretamente para o astro a olho nu ou com lunetas comuns é muito perigoso. Por isso, é necessário utilizar telescópios especiais, como os que o MAST irá oferecer na atividade montada no centro da cidade, na Praça Barão de Campo Belo, no dia 9, de 14h as 18h30, dia 10, de 9h as 18h30, e no dia 11, de 9h as 12h. “O equipamento filtra as frequências nocivas aos nossos olhos e destaca, em especial, as erupções e manchas solares”, explica Eugênio Reis, astrônomo do Museu. Também na praça acontece a tradicional observação do céu noturno, dias 9 e 10, de 18h30 as 21h.

Eugênio ressalta que o MAST vai aproveitar a oportunidade para realizar na cidade o Projeto "Olhai pro Céu", que envolve a organização de seminários, oficinas e cursos de capacitação para professores de escolas da região. "Queremos estimular a criação de clubes de astronomia e estudar o impacto dessas atividades na evolução escolar dos alunos", revela o astrônomo.

Em uma tenda montada na sede do Observatório Magnético, situada na Rua Maria São Gomes, 562, no centro, será realizada, nos dias 10 e 11, de 8h às 17h, a "Mostra de Ciência e Tecnologia", voltada aos alunos da rede de ensino pública e privada. No local, o MAST irá promover atividades que apresentam temas científicos de forma simples e interativa, entre elas o Espelho 3D, a Levitação Magnética, as Pulgas elétricas e a Corrida de Latas. Também participam da Mostra o Observatório Nacional (ON), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Fundado em 1915, O Observatório Magnético de Vassouras é uma unidade do Observatório Nacional destinada a estudos de monitoramento do campo magnético da Terra. O evento de comemoração pelos 100 anos da instituição é organizado pelo ON, com apoio do MAST, INT, CBPF e IMPA.

O MAST fica na Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Mais informações em www.mast.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente