12 de nov. de 2015

Observatório da Unesp/Bauru - Atendimento ao Público Novembro/2015



Observando manchas escuras na superfície do planeta Marte há algum tempo, astrônomos concluíram recentemente que essas manchas poderiam indicar a existência de água líquida no planeta vermelho. E, mais recentemente, foi possível entender através de modelos e dados coletados, a redução da atmosfera de Marte em função de erupções solares. E, já que estamos falando em pesquisas e exploração espacial, você sabia que é por meio delas que podemos entender um pouco melhor os astros que constituem o Universo? Por exemplo, com o uso de instrumentos especiais, podemos estudar corpos celestes como o Sol, compreendendo suas características, estrutura e os efeitos da atividade solar no planeta Terra. Cada novo resultado é somado ao imenso espectro de conhecimentos de um universo infinito. A exploração do espaço tornou-se um meio pelo qual humano pôde enxergar cada vez mais e melhor o Universo em que vive.

E você, quer saber um pouco mais a respeito desses conhecimentos? Não deixe de participar do último Atendimento ao Público deste ano, do Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” - Unesp/Bauru, cujo tema será: Encantos do nosso Sistema Solar: Sol e Marte.

O atendimento ocorrerá no dia 21 de Novembro/2015 (Sábado), excepcionalmente das 16 às 21 horas. Serão realizadas diversas atividades, dentre elas:

→ Observação do Sol com telescópio solar
→ Oficinas
→ Exposições de objetos e imagens astronômicas
→ Palestras sequenciais de 15 minutos cada, sendo elas: 1) Marte: aspectos gerais e curiosidades; 2) A física dos foguetes e das sondas espaciais
→ Atividades lúdicas infantis
→ Observação do céu noturno com telescópios

A entrada é franca e as observações do céu dependem das condições atmosféricas. Além disso, na ocasião, teremos também a venda de alguns livros sobre o ensino de Ciências e de Astronomia e sorteio de pôsteres.

Lembre-se: o atendimento começa, excepcionalmente, às 16 HORAS do Sábado (21 de Novembro).

Traga seus familiares e amigos e participe conosco! Siga-nos também na nossa página no Facebook (http://ow.ly/SobBu). Maiores informações, serão disponibilizadas na página.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através da nossa página no Facebook, ou escreva para: lucas_gbarros@fc.unesp.br ou rlanghi@fc.unesp.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente