25 de dez. de 2015

Confira o calendário astronômico de 2016


(Mundo Bit) Se você gosta de Astronomia, deve ter ouvido falar do Dia Nacional da Astronomia. A data é comemorada somente no Brasil a cada dia 2 de dezembro. Mas, ao observar um pouco mais, é possível verificar que há o Dia Internacional da Astronomia, mais famoso do que o nosso e que ocorre em 8 de abril (apesar de não ser uma data oficial da Nasa).

Mas, independente de qual data homenagear, teremos um novo ano como vários momentos interessantes para se observar o céu. Se 2015 foi a vez das Luas Sangrentas e da chegada da New Horizon à órbita de Plutão, 2016 reserva uma estrepolia de Mercúrio frente ao Sol e à chegada da sonda Juno à órbita do gigante Júpiter.

Estrepolia? Isso mesmo, imagine olhar para cima e ver um vulto preto cruzando Sol. Essa mancha curiosa será o planeta Mercúrio, que passará entre o Sol e a Terra. Poderemos observar esse fenômeno no dia 9 de maio com telescópios ou filtros luminosos (sabe aquela velha radiografia guardada debaixo da cama? Use-a!). Para nossa alegria, o fenômeno poderá ser visto no Brasil e em toda a América e partes de Europa, Ásia e África. Quem estiver no litoral terá uma vista mais privilegiada. Aproveite. Esse evento volta a ocorrer somente em 2019 e 2039.

Um comentário:

  1. Tem um erro grave nesse texto acima: ele diz para observar o sol com telescópio ou à olho nu usando como filtro uma "chapa" de radiografia. Se alguém fizer isso, ficará cego instantaneamente e de maneira irreversível. Sugiro que enquanto o autor do texto não retirar esse trecho ou fizer uma correção, que se retire do site do Gaea o link para esse blog.

    ResponderExcluir

Comente