2 de dez. de 2015

Conjunções de planetas com a Lua no início de dezembro


(Target) No final da madrugada dos dias 3 a 7 de dezembro poderemos observar no céu, na direção leste, a partir das 4h00 da manhã (hora legal de Brasília) o alinhamento aparente dos planetas Júpiter, Marte e Vênus. Júpiter e Vênus são muito brilhantes e facilmente reconhecíveis. Júpiter estará com magnitude -1.8 e Vênus com magnitude -4.1. Marte estará com magnitude +1.5.

Os planetas estarão visíveis nessa ordem, a partir do horizonte: Vênus, Marte e Júpiter, praticamente alinhados. Entre Vênus e Marte será visível a estrela Spica, que é a estrela mais brilhante da constelação de Virgem, mas essa estrela não estará na mesma linha dos planetas.

A Lua, em fase minguante, será visível em todos os dias, mas em locais diferentes nesse alinhamento. Nesses dias haverá conjunção em ascensão reta da Lua com os planetas nos horários informados a seguir. O horário é o instante da conjunção, mas horas antes ou depois a Lua ainda pode ser vista bem próxima ao planeta. São os seguintes os horários (hora legal de Brasília) das conjunções com a Lua: no dia 4 às 4h conjunção com Júpiter, que estará a 1oN da Lua, no dia 6 às 1h conjunção com Marte, que estará a 0,1oN da Lua e no mesmo dia 6 às 18h conjunção com Spica, que estará a 5oS da Lua; no dia 7 às 15h conjunção com Vênus, que estará a 1oS da Lua. A conjunção com Saturno, que será no dia 10 às 10h, não será visível, pois a Lua, já quase nova, já não é mais visível pois está nascendo praticamente junto com o Sol.

Todos esses dados são encontrados na página do Observatório Nacional, na Seção de Serviços, em ANUÁRIO DO OBSERVATÓRIO NACIONAL, 2015 nas seções A, B e D. O link do ANUÁRIO 2015 é http://www.on.br/coaa/conteudo/anuario/anuario2015.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente