2 de dez. de 2015

Cosmonauta ou Astronauta?


(Dr. Nelio Sasaki - Parintins 24 Horas) Afinal, qual é o termo correto, cosmonauta ou astronauta? Em virtude da “guerra fria”, russos e estadunidenses empregaram palavras distintas para se referirem ao mesmo significado.

As expressões “astronautas” e “cosmonauta” surgiram ainda no início dos anos 60, em meio a corrida espacial travada entre a ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e os Estados Unidos da América, no século passado. Ambos os termos são usados para designar o piloto ou passageiro de um veículo espacial que viaja para fora da atmosfera terrestre.

Para falar dos viajantes espaciais da atual Rússia, foi-se escolhida a palavra cosmonauta [do russo: космонавт – cuja pronúncia é kosmonavt], mas atenção, essa denominação era válida somente para os russos. Pois, para os demais se usava o termo astronauta. Vale salientar que o termo “astronauta” surge de um hibridismo, ou seja, trata-se de uma palavra existente em nosso vocabulário que fora formada através da junção de radicais pertencentes a línguas diferentes. Neste caso, astronauta é fruto de uma junção (grego + latim) e que teria a seguinte ideia embutida: estrela navegante. De toda forma, o radical “nauta” de ambos os termos (astronauta e cosmonauta) é oriundo do grego (ναύτης), que significa “marinheiro”.

(continua aqui)

----
Outros artigos do colunista AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente