15 de dez. de 2015

Esta noite olhe para cima. Chegou a maior chuva de estrelas do ano


(DN - Portugal) A lua nova vai deixar o céu escuro, palco perfeito para a chuva de estrelas das Gemínidas. Vá para a rua, ou descubra aqui onde ver online

O pico da chuva de estrelas das Gemínidas coincide com uma Lua acabada de sair da fase de lua nova - o espetáculo promete para as noites de segunda e terça-feira.

A chuva de estrelas decorre entre 4 e 17 de dezembro, mas o seu pico é esta segunda e terça-feira, dias 14 e 15. O seu nome, Gemínidas, devem-se à constelação Gémeos, o local no céu onde as estrelas cadentes parecem ter origem.

As Gemínidas ocorrem todos os anos no mês de dezembro. As estrelas cadentes que se vêm resultam da passagem da Terra através do rasto deixado pelo Asteroide Faetonte. Embora o asteroide já tenha seguido caminho, deixou resíduos na sua passagem e, quando a Terra atravessa esses resíduos, estes entram na atmosfera do planeta e incineram-se - estes meteoros são chamados de "estrelas cadentes".

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, no seu guia para o céu noturno em dezembro, a chuva de estrelas das Gemínidas pode chegar a registar cerca de 120 meteoros por hora no seu pico. Por isso, vale a pena olhar para o céu, se tiver a oportunidade de se afastar um pouco das luzes da cidade.

Se não puder, pode sempre ver a chuva de estrelas online, através do portal Sky-Live.tv, que vai emitir a chuva de estrelas vista a partir de Tenerife, nas Ilhas Canárias.
----
Matéria similar no Notícias ao Minuto
----
E mais:
Guia prático para observar a chuva de estrelas desta noite (DN - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente