17 de dez. de 2015

Estudantes da Unibave constroem telescópio

Alunos de Engenharia Ambiental e Sanitária criaram projeto em física 3


(Engeplus) Os estudantes da quarta fase do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), construíram um telescópio newtoniano no projeto integrador da disciplina de Física 3, a atividade foi orientada pelo coordenador do Laboratório Tecnológico Henrique Ernesto Hilbert, Gilberto Bueno da Rosa, e a professora Rosivete Coan Niehues.

Através do conteúdo de óptica, pertencente à ementa da disciplina, foram desenvolvidas atividades ao longo do semestre 2015/B para a confecção do aparelho de visualização astronômica, seguindo diversas etapas: planejamento, aquisição de peças, construção do protótipo e montagem do telescópio definitivo.

“Os projetos integradores são projetos que permeiam, de maneira transversal, as disciplinas dos cursos do Unibave, com o objetivo de aproximar o conteúdo teórico da prática e potencializar o diálogo entre as áreas do saber, por intermédio de produções concretas que representam os conhecimentos estudados”, destacou a professora Rosivete.

A turma, mesmo já tendo testado o telescópio, continua realizando observações noturnas com o intuito de ajustar o funcionamento do aparelho. O trabalho contou com a colaboração dos técnicos Aelton Mendes de Souza e Talles Comin Salvaro.

A partir do próximo ano o aparelho fica disponível para visitação de escolas e comunidade, sob agendamento. Além da utilização dos alunos dos cursos da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente