29 de dez. de 2015

Observatório Nacional vai instalar laboratório voltado a estudos sobre Magnetismo

Observatório Nacional vai instalar laboratório voltado a estudos de Paleomagnetismo, Magnetismo de rochas e atividades em Metrologia Magnética

(Target) O Observatório Nacional deu o primeiro passo para instalar o Laboratório Multiusuário de Paleomagnetismo e Metrologia Magnética. O projeto, coordenado pelo pesquisador Daniel Franco, da área de Geofísica do Observatório Nacional, foi contemplado com recursos de R$ 500 mil no edital "Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2015" da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), cujo resultado foi divulgado na quarta-feira, dia 16 de dezembro.

Com os recursos aprovados, o ON vai dar início à implantação do laboratório, que deve ficar pronto em cinco anos . "Voltado essencialmente a estudos de paleomagnetismo, magnetismo de rochas, magnetoestratigrafia e arqueomagnetismo, assim como orientado ao desenvolvimento, teste e calibração de instrumentos e sensores magnéticos, o Laboratório Multiusuário de Paleomagnetismo e Metrologia Magnética será o segundo laboratório brasileiro para estudos paleomagnéticos – uma demanda histórica da comunidade científica – , e o primeiro para metrologia magnética relacionada à medição do campo geomagnético”, explica Daniel Franco.

O edital da FAPERJ visa financiar a aquisição e manutenção de equipamentos e a execução de obras de infraestrutura para atender a grupos de pesquisa. A seleção leva em conta, entre outros critérios, o mérito técnico-científico, a originalidade, a articulação e integração entre os diferentes pesquisadores da proposta; o impacto do projeto sobre a infraestrutura disponível nas instituições para a realização das atividades de pesquisa relativas ao desenvolvimento dos projetos propostos, e o caráter multidisciplinar da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente