16 de dez. de 2015

Vereadores pedem à Rússia envio da nave de astronauta a Bauru

Marcos Pontes disse aos vereadores que a Rússia havia liberado a vinda da cápsula

(JCNet) Após visita à Câmara Municipal na tarde dessa segunda-feira (14), o astronauta Marcos Pontes, bauruense e primeiro brasileiro a viajar ao espaço, saiu de lá com documento assinado pelos vereadores, solicitando ao governo da Rússia que parte da nave Soyuz TMA-8, que o levou à Estação Internacional (ISS), em 2006, seja enviada a Bauru. A ideia é que a cápsula torne-se mais um ponto turístico para a cidade, podendo ficar exposta, inclusive, no Aeroclube, que já abriga uma estátua em homenagem a Pontes.

“Muita gente tem curiosidade de ver. Acredito que poderá agregar muito ao município. Quem sabe isso também não motive mais jovens a seguir carreira na área da ciência e da tecnologia? Afinal, esse é o nosso maior objetivo”, diz o astronauta. Marcos contou que, anteriormente, a Rússia já havia disponibilizado a cápsula, que não veio ao País por dificuldades no transporte. Agora, o astronauta entende que é possível buscar parcerias para viabilizar a “viagem”.

“Não tenho ideia do quanto custe. A espaçonave é pequena: tem 2,20 metros de diâmetro por 2,60 metros de altura; três delas caberiam em um único contêiner. Seria possível trazê-la tanto por navio quanto por avião”, pontua. Pontes conta que, em março, viajará à Rússia. No entanto, pretende enviar o documento às autoridades competentes antes de levar o pleito pessoalmente. De acordo com ele, caso o plano se concretize, seria trazida a Bauru apenas a parte externa da cápsula, já que a interna pode ser reaproveitada. “Mas, daí, nós refazemos a interna por aqui, de forma simplificada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente