4 de jan. de 2016

Biblioteca do Museu de Astronomia ganha novo prédio

(Agência Brasil/Sopa Cultural) O novo prédio da Biblioteca do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) foi inaugurado, na segunda-feira (23), encerrando as comemorações de 30 anos da instituição. Especializada em Astronomia, História da Ciência, Museologia, Patrimônio de Ciência e Tecnologia, a biblioteca, que fica em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é aberta ao público nos dias úteis.

O novo espaço foi batizado de Henrique Morize, astrônomo francês naturalizado brasileiro, que participou da Missão Cruls e foi diretor do Observatório Nacional por 20 anos. O prédio conta com três pavimentos, com área total de 1,2 mil metros quadrados, equipado com salas de consulta, espaços multimídia, três salas de aula, uma sala de professores e a secretaria do Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT). A construção custou R$ 3 milhões e foi financiada com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A diretora do MAST, Heloísa Bertol, explica que a instituição pretende ser oficialmente a fiel depositária do patrimônio científico e tecnológico brasileiro, função que, de acordo com ela, já exerce. Para isso, será apresentado um projeto para aprovação no Congresso Nacional. De acordo a diretora, isso vai oficializar o que já está sendo feito, que é a preservação dos acervos, tanto documentais – os arquivos particulares dos cientistas – quanto os instrumentos científicos que vêm de outras instituições. “Isso dá uma garantia às pessoas que depositam esse material aqui de que vai ser guardado perenemente”, afirma.

Biblioteca
Presente à inauguração, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, destacou que a biblioteca atenderá uma demanda do MAST, que tem a função de fazer e transmitir conhecimento. “A biblioteca vem complementar uma estrutura de uma instituição com uma importância do conhecimento científico e histórico que nós temos aqui no MAST. Todo esse acervo, esse grupo de pesquisadores, de professores e agora tem uma biblioteca adequada às necessidades.”

No próximo ano, está prevista também a instalação de uma videoteca e uma biblioteca infantil, com área para oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente