12 de jan. de 2016

Casa do Saber Rio O GLOBO dá início à programação de cursos de verão

(Diário da Manhã) A programação de verão da Casa do Saber Rio O GLOBO, que começa nesta terça-feira e segue até 18 de fevereiro, está recheada de cursos em áreas como gastronomia, história, literatura, ciência política, economia e filosofia. Primeira atração da temporada, o “Lab de letras para crianças” terá início à tarde, às 16h, e será realizado diariamente, até sexta-feira, pelas pedagogas Carolina Sanches e Rona Hanning. Para os adultos, às 20h, o físico Walmir Cardoso dará a primeira das quatro aulas de “Desvelando o céu noturno, uma introdução à observação astronômica”.

ENERGIA EM DESTAQUE
Ao todo, são 17 cursos de verão. Um dos destaques da programação é a aula que o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, dará na segunda-feira, dia 18, às 20h. Em “A matriz energética brasileira”, ele analisará as perspectivas do setor, tendo como ponto de partida as metas apresentadas na Conferência do Clima, em Paris (COP 21). No encontro, o Brasil assumiu o compromisso de manter a alta participação de fontes renováveis, com maior produção de etanol e de biodiesel. O país também se propôs a diversificar a sua matriz elétrica, aumentando a participação das chamadas novas renováveis (eólica, solar e biomassa) na geração de energia.

No dia 27, às 20h, Sérgio Bloch, idealizador do projeto Gastronomia de Rua, e Inês Garçoni, jornalista especialista no assunto, vão se encontrar para falar sobre “O sabor das ruas cariocas”. Eles convidam Nega Teresa e Nega do Caldo, duas chefs ambulantes com mais de dez anos de tradição nas ruas de Santa Teresa e do Rio Comprido, para bater um papo, seguido de degustação. Serão duas aulas sobre o tema.

LITERATURA E MÚSICA
No dia 3 de fevereiro, em um bate-papo com a pesquisadora e professora de poética Beatriz Resende, a escritora Ana Maria Machado compartilhará a experiência vivida e suas memórias em relação ao francês Roland Barthes (1915-1980), no ano em que o pensador completaria cem anos. A intenção é analisar seu legado em áreas como literatura, publicidade, cinema, artes plásticas, moda, fotografia, teatro e música.

No dia 15 de fevereiro, às 20h, o escritor e pesquisador Nélio Rodrigues e o músico e escritor Pedro de Freitas Branco conversam sobre a história dos Rolling Stones, que estarão a caminho do Rio para show no Maracanã, dia 20 de fevereiro.

A Casa do Saber Rio O GLOBO oferece benefícios exclusivos para membros do Clube Sou+Rio, mediante a apresentação da carteira. Para aulas à tarde, o desconto é de 50% (o número de vagas é limitado). Nos outros cursos da programação, a redução no valor é de 10% (sem limite de vagas). Assinantes também terão 10% de desconto na aquisição do Cartão Paideia Universalis.

A programação completa da Casa está no site http://rj.casadosaber.com.br/. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por telefone e, em alguns casos, pela internet. Outras informações e inscrições pelo 2227-2237, de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente