22 de jan. de 2016

Clube de Astronomia do Pará - Calendário Astronômico de Atividades 2016


No final do ano de 2015, durante a última reunião do CAP, dentre tantas conclusões e novos projetos, decidimos fazer um Calendário Astronômico para o ano de 2016. A ideia surgiu depois de tentarmos fazer um calendário das nossas observações para o segundo semestre de 2015. Mas não deu muito certo pela dedicação a outras tarefas simultâneas. Enfim. Depois de aproximadamente um mês alternando entre os estudos e à dedicação desta atividade e mais de 7 versões ao decorrer da evolução do trabalho, finalmente ficou pronto o nosso Calendário Astronômico.

https://astropara.wordpress.com/2016/01/18/calendario-astronomico-2016/

Este Calendário servirá de instrumento de divulgação científica do CAP, a partir do qual listamos os eventos mais importantes a partir da nossa região, e além de listar as datas das obrigações do Clube, como as reuniões do Clube, que estão com marcadores vermelhos no calendário. Incluímos também todas as atividades de TRs (Telescópio na Rua), que são realizadas uma vez por mês, no sábado, a partir das 18 h, durante a fase quarto crescente da Lua, em algum lugar de Belém (normalmente na praça em frente à Basílica de Nazaré). Representamos pelos telescópios vermelhos os dias os quais são mais improváveis de realizarmos o TR, isso ocorre em virtude da época chuvosa e das condições atmosféricas que nos impedem de realizarmos as atividades com proveito. A situação melhora a partir do mês de junho, onde as chuvas diminuem e as condições climáticas – finalmente – nos ajudam, e por isso representamos pelos telescópios azuis.

NA ARTE DO CABEÇALHO
À esquerda encontra-se a constelação de Virgem (Virgo, em Latim), dispostas com suas estrelas integrantes com sutis ligamentos entre elas. A estrela Alfa, Spica, a qual representa o Estado do Pará na Bandeira Nacional, por se tratar de um sistema duplo de estrelas e que dista 260 anos luz da Terra, está com esses parâmetros representada na arte. No centro, LogoMarca de forma bem sutil. E ao lado direito, a legenda do calendário, com os períodos de visibilidade dos planetas a partir das 19 h.

POR FIM
Para uma melhor visualização dos elementos, todo o trabalho foi feito em 300 PPI (pixels por polegada) e em cima da dimensão de 43 cm x 43 cm. Sintam-se à vontade para imprimir e fazer um bom uso do Calendário Astronômico do CAP, bem como para participar desta entidade em formação!

DOWNLOAD: https://c2.staticflickr.com/2/1618/24432933716_53eb258206_o.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente