20 de jan de 2016

Inédito. Na nova turma de astronautas metade são mulheres

As quatro mulheres são candidatas a serem escolhidas para a viagem inaugural a Marte



(DN - Portugal) Pela primeira vez, numa turma da NASA de aprendizes a astronauta, metade foram mulheres. Só por isso, já fazem parte da história, mas as quatro sonham com muito mais e têm razão para isso: são candidatas a estar na viagem inaugural a Marte, que está prevista realizar-se daqui a 15 anos.

Para participarem no primeiro passo rumo ao objetivo a mais de 56 milhões de quilómetros, as quatro mulheres foram escolhidas entre seis mil candidatos. Três delas são casadas, duas têm filhos e mesmo admitindo que a separação da família será muito difícil (só a viagem até Marte demorará entre seis a nove meses), todas elas estão ansiosas por participar num momento histórico.

"Marte pode ensinar-nos tanto sobre o passado, presente e futuro do nosso próprio planeta", salientou Jessica Meir, de 38 anos. A esta astronauta junta-se Anne McClain (36), Christina Hammock Koch (37) e Nicole Aunapu Mann (38). Entre elas já participaram em missões de combate aéreo no Iraque, andaram pelo Polo Sul e mergulharam no gelo da Antártida, segundo escreve o site da Glamour, que acompanhou as astronautas num dia de treino em Houston.

Nos últimos dois anos, as quatro astronautas viveram momentos que admitem que não vão esquecer. O treino de passeio espacial ou andar num jato supersónico são dois dos destaques, mas ainda há muito a preparar se querem estar entre os quatro membros da tripulação que irá pela primeira vez a Marte. Ao todo, a missão deverá durar cerca de três anos, entre a viagem e a permanência no planeta vermelho (um ano). Mas a experiência que tiveram até ao momento, já lhes deu uma perspetiva diferente de ver o mundo. "Do espaço não se veem fronteiras. O que se vê é um planeta solitário. Estamos todos nele, tão zangados uns com os outros. Gostaria que mais pessoas pudessem ver como a Terra é pequena e como estamos dependentes uns dos outros", realçou Anne McClain.

"Para ir a Marte vou pedir à minha família e amigos para fazerem pequenas surpresas para serem abertas em determinadas datas. Um cartão escrito à mão quando se está fora há 15 meses, pode ser o melhor que se possa imaginar", salientou Christina Hammock Koch. Anne McClain disse que levará o macaco de peluche do filho, enquanto Jessica Meir admitiu que precisa de música: os Red Hot Chili Peppers terão de a acompanhar. Nicole Aunapu Mann referiu que o filho já será adolescente ou mesmo um adulto quando a missão se realizar: "A vida dele vai mudar enquanto eu estiver fora. Isso será um grande sacrifício."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente